Subestação Barreiras II. Foto: Divulgação
em

Inaugurada última fase de Subestação que vai garantir suficiência energética para o Oeste da Bahia

Em fase final de conclusão da Subestação Barreiras II, a Paranaíba Transmissora de Energia S.A, consórcio responsável pela construção e operação do empreendimento, recebeu na última terça-feira (10), a visita do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e do secretário de Indústria e Comércio, Carlos Costa. Na oportunidade, juntamente com a comitiva, eles conheceram as instalações […]

Prefeito Zito Barbosa visita a subestação Barreiras. Foto: Divulgação
Prefeito Zito Barbosa visita a Subestação Barreiras II . Foto: Divulgação

Em fase final de conclusão da Subestação Barreiras II, a Paranaíba Transmissora de Energia S.A, consórcio responsável pela construção e operação do empreendimento, recebeu na última terça-feira (10), a visita do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e do secretário de Indústria e Comércio, Carlos Costa. Na oportunidade, juntamente com a comitiva, eles conheceram as instalações da subestação que, depois dos ajustes finais, passará a trabalhar com a capacidade máxima projetada para distribuição de energia elétrica. A estrutura vai garantir suficiência energética para atender a região Oeste da Bahia trazendo segurança para a expansão urbana e futuras instalações de indústrias. Pelos próximos anos, a expectativa é que a região passe a ser, inclusive, exportadora de energia. Estima-se que os problemas de intermitência energética possam ser sanados em curto espaço de tempo, o que seria capaz de atender de forma ininterrupta a cidade de Barreiras e as demais da região.

Bastante impressionado com a estrutura, o prefeito Zito Barbosa, afirma que a conclusão deste empreendimento é marcante para Barreiras e toda a região. “Hoje, podemos dizer que teremos energia suficiente para atender a demanda e dizer para as grandes indústrias que temos energia para que elas possam investir em nosso município, gerando emprego e ainda mais desenvolvimento. Emprego e renda para a nossa cidade”, afirma. A energia que passa pela subestação é proveniente da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Além do Oeste da Bahia, a linha a qual pertence a subestação Barreiras II também distribui energia para o Nordeste e Sudeste do Brasil, por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). E também pode fazer o caminho inverso: trazer energia do Sudeste para o Nordeste do Brasil, como ocorre atualmente.

Subestação Barreiras. Foto: Divulgação
Subestação Barreiras II. Foto: Divulgação

Ao apresentar os trabalhos de conclusão da subestação, o diretor técnico da Paranaíba, João Ferreira Guimarães, explica que será incrementada, em curto prazo, 6 vezes o que a cidade de Barreiras demanda atualmente em energia. “Com um investimento total de R$ 1,1 bilhão em todo o empreendimento, o trabalho de conclusão e operação da Paranaíba traz progresso, ao proporcionar a distribuição de energia elétrica de alta qualidade anos para atender a demanda reprimida e amparando o desenvolvimento socioeconômico desta importante região da Bahia”, afirma. A subestação Barreiras II integra a Linha 500KV Barreiras II –Rio das Pedras – Luziânia – Pirapora 2, que se liga ao sistema nacional por meio de 953 quilômetros de extensão de rede elétrica e 1.891 torres de transmissão passando por 19 municípios, sendo quatros deles – Barreiras, Correntina, Jaborandi e São Desidério – localizados no Oeste da Bahia.

Visita – A entrada em funcionamento da capacidade máxima da subestação vai possibilitar a instalação de novos empreendimentos de distribuição de energia, a exemplo das empresas Equatorial, Neoenergia e São Pedro Transmissora, multiplicando os investimentos em infraestrutura do setor elétrico do Oeste da Bahia. Também acompanharam a visita de inauguração da conclusão da operação da subestação: a chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, a primeira dama, Marizete Barbosa, o vereador Alcione Rodrigues, subsecretário de indústria e comércio, Roberto Carvalho, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sóstenes Vital, além da imprensa local. Pela empresa Paranaíba participaram da recepção o diretor técnico, João Batista Ferreira Guimarães, gerente de subestações, Ronaldo Coelho e o assessor jurídico, Fagner Gamonal.  

Subestação Barreiras. Foto: Divulgação
Subestação Barreiras II . Foto: Divulgação
Aula de bike no Fitness da Costa Cruzeiros. Foto: Cléber Miranda

26ª edição do Cruzeiro Fitness, da Costa Cruzeiros, reúne mais de 50 atividades

Foto: Divulgação

SAC Móvel chega a municípios localizados na Chapada Diamantina