em de

Abapa promove 2º Workshop de Recursos Humanos do Agronegócio do Oeste da Bahia

Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa
Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa
Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reuniu neste mês de outubro, no dia 18, cerca de 70 representantes do setor de Recursos Humanos (RH) do setor agrícola do Oeste da Bahia, visando o aperfeiçoamento e troca de conhecimento na área de Liderança e RH estratégico. Com duração de oito horas, a 2ª edição do Workshop de RH do Agronegócio estimulou o intercâmbio de informações num espaço de troca de conhecimentos, aprendizado e geração de oportunidades por meio de palestras, debates e cases de sucesso.

O evento também levou o escopo geral das atividades desenvolvidas pelo Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia (CT), onde foi sediado o Workshop, em Luís Eduardo Magalhães, a exemplo de cursos, capacitações, atendimento médico para promover maior qualidade de vida e saúde para os trabalhadores do setor agrícola, no campo ou na cidade. Realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Workshop contou com o apoio do SESI, SENAI e CIEB, fortalecendo a parceria entre a Abapa e Sistema S.

Além da troca de experiências, o representante do Grupo Schmidt Agrícola, David Schmidt, acredita que o evento levou a possibilidade do aperfeiçoamento e padronização dos processos para quem trabalha diretamente na gestão de pessoas do setor agrícola. “O Workshop proporcionou o conhecimento de novas técnicas e ferramentas motivando aqueles que gerenciam diretamente a mão de obra de um setor cada vez mais exigente quanto à qualificação, competência e capacidade dos profissionais que atuam no campo ou nos escritórios”, afirma. Temáticas como RH estratégico na era digital, processo seletivo e liderança foram abordadas de maneira dinâmica e interativa com os palestrantes especialistas: a pedagoga organizacional, Daniela Mamede (Brasília); com o economista e empreendedor Cesar Almeida (Salvador) e com a Psicóloga Organizacional, Lara Simões (Salvador). 

Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa
Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa

O Workshop proporcionou dois momentos de interação, sendo um deles entre os gerentes de RH, e outro com os gestores de empresas do Agronegócio. Ao participar desta ação, a representante da Agrosul – John Deere, Bruna Lermer, acredita que a atividade superou as expectativas. “Foi uma excelente oportunidade de qualificação para os profissionais de RH da região. Eventos assim possibilitam o acesso a conhecimento de qualidade sem precisar ir para longe e reforça o CT como referência regional no atendimento às demandas de capacitação do setor agrícola no Oeste da Bahia”.

Segundo o Coordenador Regional do IEL, Marco Cordeiro “o evento teve o propósito de provocar o diálogo do movimento da área de RH que enxerga os profissionais de maneira estratégica e utiliza dados reais para tomar decisões acertadas. Negócio é feito por gente, gente é quem faz negócio, isso significa que o RH tem um papel protagonista e estratégico na transformação das pessoas e melhorias no seu desempenho”.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, o Workshop, assim como as demais ações de capacitação e disseminação de conhecimento, tem sido fundamentais para garantir a qualificação dos profissionais do setor agrícola “Hoje o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia da Abapa é o principal pilar social de atuação dos produtores baianos. Este ano, dobramos a capacidade de atendimento com a ampliação da estrutura física com um amplo auditório e espaço para laboratórios. Também estamos fechando novas parcerias estratégicas para novos treinamentos a exemplo da área de aviação civil e irrigação, além de reforçar a promoção de atividades ligadas à saúde e segurança do trabalhador”.

A Abapa, por meio do Centro de Treinamentos, desenvolveu somente este ano cerca de 480 eventos com mais de 13 mil pessoas assistidas. A Abapa, por meio do CT, promove os cursos em parceria com a Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, IEL, SPRB, SPRLEM, SENAR, Pivodrip/Valley, ABA/ Air Tractor, Gotemburgo/Volvo, além de contar com o apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).



Patrocinador
Loading...
Ilustração. Foto: Pixabay

Nutricionista alerta para a quantidade de doces no Halloween

Foto: Divulgação

SEC disponibiliza mais de 9,5 mil conteúdos digitais que auxiliam na preparação para o ENEM