em

Classe produtora do Oeste se une pela limpeza das praias do Nordeste

Agricultores e empresas da área agrícola enviaram material de apoio ao Ibama e Inema para auxiliar na retirada do óleo das praias

Descarregamento dos bags em Salvador. Foto: Divulgação
Recebimento dos bags pela Marinha. Foto: Divulgação
Recebimento dos bags pela Marinha. Foto: Divulgação

Nem mesmo a distância de quase mil quilômetros que separa a região Oeste do litoral da Bahia impediu que a ajuda de agricultores e empresas ligadas ao segmento do agro,  da região, chegasse até órgãos como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para o auxílio na retirada do óleo que já atinge nove estados do Nordeste (na Bahia são 18 municípios).

 A solidariedade fez com que a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) enviasse um caminhão com embalagens plásticas reforçadas (bags) que servirão para depositar o óleo retirado das praias e demais áreas atingidas. A ação, de acordo com o presidente da instituição, Júlio Busato, demonstra a preocupação da classe produtora diante de um desastre ambiental de proporções ainda incalculáveis. “Não podemos fechar os olhos para o que se passa no Brasil, apesar da distância do litoral, nos preocupamos com a situação e, dentro de nossa possibilidade, estamos oferecendo apoio, esse é nosso papel”, destaca Busato.

Descarregamento dos bags em Salvador. Foto: Divulgação
Descarregamento dos bags em Salvador. Foto: Divulgação

O caminhão enviado foi recebido, em Salvador (BA), no domingo (27) pelas equipes do Ibama e da Marinha, que já começaram a utilizar as embalagens para armazenar o óleo retirado. A iniciativa do Oeste mereceu, do superintendente do Ibama no Estado, um comunicado de agradecimento, direcionado aos agricultores. No áudio, Rodrigo Alves destaca: “Agradeço a todos os agricultores pelo apoio neste momento de crise ambiental que se abate sob o nosso litoral, muito obrigado a todos. Continuamos nosso trabalho confiantes de que nada resiste ao trabalho e de que em breve, teremos, nosso litoral sob controle e nossas praias, limpas, novamente”.

A previsão da Abapa é que outros caminhões rumem com destino a Salvador, carregados de bags para auxiliar os órgãos competentes. Outra ação, com o mesmo foco, partiu da empresa Trevo Consultoria Ambiental, com apoio de agricultores do Oeste. Foram adquiridos itens como luvas, protetores solares, espátulas, carrinhos de mão e baldes, além de sacos bag e enviados a capital do Estado para serem entregues às equipes do Inema. Todo o esforço terá continuidade, segundo os envolvidos nas ações, que buscam, com o apoio, contribuir na limpeza nas praias no Nordeste brasileiro.

Descarregamento dos bags em Salvador. Foto: Divulgação
Descarregamento dos bags em Salvador. Foto: Divulgação
Aula inaugural do curso de assistente administrativo. Foto: Divulgação/Abapa

Abapa leva curso de Auxiliar Administrativo para área agrícola de Correntina, no Oeste da Bahia

Ilustração. Foto: Divulgação/Anatel

Clientes de TV por assinatura de São Paulo começam a receber alertas de desastres