em

Estudantes da UFOB visitam instalações do sistema de tratamento de esgoto de Barreiras

Os alunos de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram, na última sexta-feira (4), as instalações da estação de tratamento de esgoto operada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Barreiras. Na oportunidade, cerca de 30 estudantes conheceram como funciona o sistema que coleta 70% dos esgotos domésticos da sede […]

Estação de tratamento de esgoto Barreiras. Foto: Divulgação

Os alunos de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram, na última sexta-feira (4), as instalações da estação de tratamento de esgoto operada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Barreiras. Na oportunidade, cerca de 30 estudantes conheceram como funciona o sistema que coleta 70% dos esgotos domésticos da sede do município, e que são levados para tratamento para retorno ao meio ambiente sem causar prejuízos ou contaminação dos rios ou do lençol freático. No final de setembro, no dia 24, a atividade foi realizada com 20 estudantes de Química e Engenharia Civil da instituição de ensino.

Estudantes da UFOB visitam instalações do sistema de tratamento de esgoto de Barreiras. Foto: Divulgação
Visita ETE Barreiras estudantes UFOB. Foto: Divulgação

Durante as visitas, eles puderam esclarecer dúvidas que envolvem todo o sistema de esgotamento sanitário que vem proporcionando mais qualidade de vida para a população de Barreiras. “Antes do tratamento final, os esgotos domésticos coletados são direcionados, por gravidade, até uma parte mais baixa da bacia de esgotamento, onde são bombeados por uma das 19 elevatórias distribuídas pela cidade. Nestas estruturas também ocorre o processo de tratamento preliminar para separação e retirada dos resíduos sólidos, lançados indevidamente na rede de esgoto, principalmente no período das chuvas”, explicou o engenheiro sanitarista e ambiental da Embasa, Anco Márcio dos Santos Costa.

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou que, independentemente do nível de conhecimento dos estudantes, é importante que eles conheçam o processo de tratamento.  “Existe todo um trabalho desenvolvido para que o esgoto seja coletado nos imóveis até a estação de tratamento e que demanda tecnologia e investimentos contínuos por parte da Embasa para que este sistema se mantenha funcionando 24 horas por dia”, explica.

Estudantes da UFOB visitam instalações do sistema de tratamento de esgoto de Barreiras. Foto: Divulgação
Visita ETE Barreiras estudantes UFOB. Foto: Divulgação

Desde a implantação deste novo sistema, a cobertura em Barreiras saiu de 8% para 70% no período de cinco anos, garantindo a prestação do serviço para cerca de 40 mil imóveis na sede do município. Com a manutenção dos investimentos, a previsão é que esta cobertura atinja, até o próximo ano, 80% dos imóveis da cidade. Os estudantes da UFOB também conheceram as instalações do sistema de abastecimento que capta a água do Rio de Ondas, leva para a estação de tratamento e distribui dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde para população.

Foto: Sefaz-BA

Disque-Denúncia será principal canal de comunicação de irregularidades em postos de combustíveis

Dom Josafá Menezes da Silva celebra sua última Crisma em Tabocas do Brejo Velho. Foto: Adamy Gianinni/Seutec Studio

Papa nomeia Dom Josafá como novo arcebispo de Vitória da Conquista