em

Mulheres no volante: universidade promove curso de mecânica automotiva exclusivo para elas

Objetivo é tornar as mulheres cada vez mais independentes no universo automotivo

Antes no papel de coadjuvantes, hoje as mulheres marcam presença no mercado automotivo no Brasil. Na vida contemporânea, o carro é encarado como um item indispensável para realizar as múltiplas atividades diárias. Pensando no universo feminino, a Universidade do Salvador (Unifacs) promove, entre os dias 14 e 25 de outubro, o curso “Mecânica Automotiva Básica para Mulheres”. Com linguagem acessível, metodologia diferenciada e atividades práticas, o curso trará abordagens que vão desde a compra do veículo e sua utilização, passando pelos itens obrigatórios de manutenção e segurança, até e o momento de levar o carro para uma oficina mecânica especializada. Informações no site https://bit.ly/32k5mLh

Mulheres no volante: universidade promove curso de mecânica automotiva exclusivo para elas. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Detalhistas e cada vez mais exigentes, as mulheres ainda enfrentam dificuldades quando o assunto é a manutenção do veiculo, seja ela preventiva ou corretiva, ou mesmo quando vivenciam situações de emergência no transito. “Existe uma grande diferença entre o conhecimento e as vivências na área automotiva entre mulheres e homens. Isso ocorre, principalmente, devido à diferenciação dos papéis desempenhados por cada um na sociedade. O nosso curso foi pensado para as mulheres, para aproximá-las deste universo e diminuir essa vulnerabilidade”, explica a facilitadora do curso, Laira Maissa. 

Mulheres no volante: universidade promove curso de mecânica automotiva exclusivo para elas. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com vagas limitadas, a metodologia do curso foi totalmente desenvolvida e direcionada para as mulheres que não entendem ou entendem muito pouco sobre o funcionamento de um veiculo automotivo. “Ao unir teoria e prática, pretendemos munir essas mulheres com informações e conhecimento sobre mecânica automotiva básica, que vai desde a troca de um pneu até uma situação de emergência que pode ser solucionada com algum conhecimento prévio. Usaremos uma metodologia com linguagem simples e didática, adequada para abordar outros temas como manutenções e diagnóstico básico diante de falhas. Ao final, esperamos tornar essas mulheres mais independentes neste universo, que é historicamente masculino”, explica Laira Maissa.

Conteúdo – Ao conciliar teoria e prática, o conteúdo trará informações sobre o funcionamento do veículo, manutenções necessárias, dicas para mudar o relacionamento com o seu próprio carro e a realização de pré-diagnósticos diante de falhas e defeitos básicos. Também serão abordadas questões como segurança, seleção e avaliação de prestadores de serviços de reparo, principais sistemas do automóvel, especificação técnica, economia de combustível e inovações tecnológicas. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Serviço
O que: 
Curso de Mecânica Básica para Mulheres;  
Quando:
 de 14 a 25 de outubro, das 14h às 18h (segundas, quartas e sextas-feiras);
Onde: Unifacs – Campus de Aulas 6 (Rio Vermelho);       
Inscrições: https://bit.ly/32k5mLh (até 13 de outubro);

Investimento: R$ 380 (público interno) e R$ 475 (público externo);         
Carga Horária: 24 horas.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile