em

PRF apreende 250 mil maços de cigarros contrabandeados na Bahia

Em menos de uma semana é a segunda apreensão de cigarros realizada pela unidade operacional de Ribeira do Pombal (BA). Em 2019, a PRF na Bahia já apreendeu cerca de 3,6 milhões de maços de cigarro, cujo montante do produto é avaliado em mais de 15 milhões de reais. A quantidade apreendida já supera em 35% todo o volume apreendido no ano passado

A PRF apreendeu um caminhão do tipo graneleiro carregado com centenas de caixas de cigarros de origem clandestina na manhã desta terça-feira (24), no Km 277 da BR 116, trecho do município baiano de Tucano.

Durante ações de fiscalização e combate ao crime, os policiais abordaram o conjunto carreta (cavalo trator + semi-reboque) que transitava pela BR 116, conduzido por um homem de xxx anos.

PRF apreende 250 mil maços de cigarros contrabandeados na Bahia. Foto: Divulgação/Agência PRF
Foto: Divulgação/Agência PRF

No momento da abordagem, o motorista apresentou certo nervosismo e contradições na entrevista, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria na carreta. Ele informou que transportava móveis, porém apresentou notas fiscais diversas.

Ao vistoriar o compartimento de carga, os PRFs encontraram cerca de 250 mil maços de cigarros paraguaios. A mercadoria, avaliada em mais de um milhão de reais, era transportada de forma oculta, encoberta por uma carga de móveis.

Dada às circunstâncias, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Judiciária local para formalização dos procedimentos cabíveis. O crime de contrabando prevê pena de dois a cinco anos de prisão.

Recentemente foi sancionada a Lei 13.804, de 10/01/2019, segundo a qual o condutor que se utilize de veículo para a prática do crime de receptação, descaminho, contrabando, condenado por um desses crimes em decisão judicial transitada em julgado, terá cassado seu documento de habilitação ou será proibido de obter a habilitação para dirigir veículo automotor pelo prazo de 5 (cinco) anos.

Os números positivos das apreensões realizadas pela PRF na Bahia são um reflexo da estratégia da instituição em investir em tecnologia, integração com as forças policiais e capacitação profissional no combate ao contrabando e descaminho.

*Com informações da Agência PRF

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile