em

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral

Foi num clima de otimismo e muitas expectativas que uma dezena de empresários de Petrolina criou, na noite desta quarta-feira (21), o grupo “Guardiões da Educação”. Com o objetivo principal de apoiar o programa Escola em Tempo Integral, uma parceria da prefeitura com o ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, a nova iniciativa promete ajudar o município na ampliação do programa, aumentando de 3 para 15 escolas implantadas e beneficiando mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental I e II com uma metodologia diferenciada.

O anúncio e criação do novo grupo aconteceu durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE). No encontro, em que participaram representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sicredi Vale do São Francisco e a secretária municipal de Educação, Margareth Zaponi; o presidente do ICE, Marcos Magalhães, fez uma apresentação minuciosa dos objetivos e resultados já alcançados pelo programa em todo país com ênfase para Pernambuco.

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Nosso estado é um ‘case’ de sucesso do programa Escola em Tempo Integral em todo país. Há 15 anos, Pernambuco ocupava a 22ª posição na avaliação do Ministério da Educação e hoje está na primeira posição. O progresso da evolução do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aconteceu na mesma derivada que a progressão das escolas em Tempo Integral, inclusive as práticas de sucesso desse formato foram levadas para as escolas regulares, que também mudaram e melhoraram o desempenho”, pontuou. O programa funciona com o município se encarregando da estrutura adequada para o ensino, além de laboratórios, salas climatizadas, sistema de som individualizado, dentre outras ferramentas. O ICE se responsabiliza pela implantação da metodologia com recursos vindos da iniciativa privada.

De acordo com o diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, o engajamento da classe empresarial do município no programa demonstra que a educação não é responsabilidade apenas do poder público. “Tivemos o primeiro exemplo da participação da iniciativa privada com a parceria da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco e, hoje, ao criarmos o grupo ‘Guardiões da Educação’, estamos dando um passo definitivo no caminho à formação das novas gerações de petrolinenses”, concluiu. Ao final da reunião, os empresários agendaram para a próxima semana um novo encontro com a secretária municipal de Educação, Margareth Zaponi e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito, onde serão tratados detalhes das parcerias e evolução do programa no município.

O próximo encontro do conselho empresarial da URSF/FIEPE será no dia 18 de setembro, às 12h, com a superintendente da FIEPE/IEL, Fernanda Mançano, e o gerente da Unidade de Estratégias do Sistema FIEPE, Israel Erlich, para escuta e Elaboração do Planejamento Estratégico FIEPE/IEL 2020.

Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Empresários de Petrolina criam grupo de apoio ao programa Escola em Tempo Integral. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile