Secretário Jerônimo Rodrigues recebe Alexsandra Andrade gerente de Educação da UNESCO. Foto: Secom
em

Secretaria da Educação da Bahia discute cooperação técnica internacional com a UNESCO

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância desta parceria para o desenvolvimento da Educação pública da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia recebeu, nesta terça-feira (6), a oficial de projetos do setor de educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Alexsandra Andrade. No encontro com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foi discutida a possibilidade de cooperação técnica com o Estado, por meio de consultorias para fortalecer ações como regime de colaboração com os municípios, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e projetos sobre Cultura de paz.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância desta parceria para o desenvolvimento da Educação pública da Bahia. “Esta cooperação é fundamental para articular as políticas públicas em torno das demandas da juventude, de promover uma cultura de paz no contexto de segregação e violência. É essencial pensar em parceiros como a UNESCO, que tem expertise na área e desenvolve programas inclusivos para a juventude”, afirmou.

Secretaria da Educação da Bahia discute cooperação técnica internacional com a UNESCO. Foto: Secom
Secretário Jerônimo Rodrigues recebe Alexsandra Andrade gerente de Educação da UNESCO. Foto: Secom

Já Alexsandra Andrade destacou que a organização está buscando uma aproximação maior com os Estados para estabelecer parcerias. “A UNESCO, sendo uma agência com o seu maior escopo em Educação, quer entender as dificuldades enfrentadas nos Estados, cada um na sua especificidade, onde vai poder oferecer a sua expertise para os desafios que estão enfrentando no momento. Para isso, é preciso estabelecer um projeto de um acordo de parceria técnica internacional”, esclareceu a representante da UNESCO.

Sobre a UNESCO – Trata-se de uma agência das Nações Unidas que atua nas áreas de Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação e que desenvolve projetos de cooperação técnica em parceria com o governo, a sociedade civil e a iniciativa privada. Além disso, contribui na elaboração de políticas públicas relacionadas às metas acordadas entre os Estados membros da organização.

No setor de Educação, a principal diretriz da organização é auxiliar os países membros a atingir as metas de Educação para todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação.

Foto: Divulgação

Vem aí a Corrida do Algodão 2019

Foto: Ascom/Seplan

SEI vai desenvolver pesquisa inovadora com base nas notas fiscais eletrônicas