em

Fasb participa de comemoração do Dia dos Avós com idosos do projeto Idade Viva

Duas atividades foram realizadas por representantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), nesta quarta-feira (31), durante a comemoração do Dia dos Avós, com os idosos do projeto Idade Viva, da Prefeitura de Barreiras. Pela manhã, o professor Frederico Euler, do curso de Educação Física, comandou uma sessão de relaxamento e alongamento no hall do […]

Foto: Divulgação/Fasb
FASB participa de comemoração do Dia dos Avós com idosos do projeto Idade Viva. Foto: Divulgação/Fasb
Foto: Divulgação/Fasb

Duas atividades foram realizadas por representantes da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), nesta quarta-feira (31), durante a comemoração do Dia dos Avós, com os idosos do projeto Idade Viva, da Prefeitura de Barreiras. Pela manhã, o professor Frederico Euler, do curso de Educação Física, comandou uma sessão de relaxamento e alongamento no hall do Palácio das Artes, localizado no centro da cidade. No período da tarde, uma com o tema ‘Prevenção de quedas em idosos” de alunos do curso de Fisioterapia levou orientações para a prevenção de traumas e o aumento do bem-estar corporal.   

“A gente precisa manter e incentivar parcerias como essas porque desta forma é possível levar aprendizados do curso diretamente para a comunidade. Apesar de termos algumas iniciativas, o público da melhor idade realmente está carente de atividades que promovam a elevação da autoestima, bem-estar e a saúde. Os estudantes devem observar esse nicho de mercado com atenção, pois eles, após a formatura, poderão trabalhar e participar de projetos sociais que tenham como alvo os idosos”, apontou o professor Frederico Euler.

FASB participa de comemoração do Dia dos Avós com idosos do projeto Idade Viva. Foto: Divulgação/Fasb
Foto: Divulgação/Fasb

Alunos foram convidados para acompanhar a atividade, para uma posterior avaliação sobre as perspectivas dos profissionais da Educação Física na promoção de atividades com o público da melhor idade. “Para nós, enquanto acadêmicos e parte da sociedade, é muito importante estarmos acompanhando esse tipo de evento. A gente conhece mais uma área de atuação e entende como funciona o processo de incentivo a prática de exercícios para quem já passou dos 60 anos. Sabemos que há uma busca crescente por profissionais para orientar atividade física de pessoas nessa faixa etária”, avaliou o estudante Marcos Aurélio.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Liana Arêas, uma das responsáveis pelo evento, vê nas parcerias o caminho para ampliar a oferta de cuidados para o público idoso. “Esse projeto foi elaborado em 2018 como um plano de ação que envolve diversas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privada, para promover o cuidado com os nossos avós baseados na responsabilidade, atenção e carinho. Para isso convidamos entidades da maior qualidade para dar a sua contribuição social e resultado é esse sucesso que todos podem ver”, afirmou.

FASB participa de comemoração do Dia dos Avós com idosos do projeto Idade Viva. Foto: Divulgação/Fasb
Foto: Divulgação/Fasb

Enfermagem participou da programação

Os acadêmicos do curso de Enfermagem também contribuíram com o projeto, no último sábado (27), em um evento no Colégio Municipal CAIC Murilo de Avelar Híngel, no bairro Cascalheira, também voltado para a comemoração do Dia dos Avós. Na ocasião, realizaram testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial e orientaram os idosos sobre a qualidade de vida na melhor idade, seus direitos sociais, saúde bucal, o uso e armazenamento de medicamentos e a prevenção às quedas.

FASB participa de comemoração do Dia dos Avós com idosos do projeto Idade Viva. Foto: Divulgação/Fasb
Foto: Divulgação/Fasb
Robson André. Foto: MF Press Global

Especialista aponta que problemas dentários podem reduzir a autoestima e causar muitas doenças

Foto: Divulgação

Comunicação é tema de encontro pedagógico em Petrolina