em

Inscrições para concurso do Tribunal de Justiça do Ceará acabam na metade de agosto

Edital do concurso com oito vagas imediatas foi publicado neste mês com provas para setembro

O edital TJ-CE enfim foi publicado. Um dos concursos mais esperados do país desde o ano passado vai contratar oito servidores para início imediato e formar um cadastro de reserva com outros 320 nomes para trabalhar no Tribunal de Justiça do Ceará. Entre as vagas abertas, sete são para técnico judiciário (salário inicial de R$ 5.077,45) e uma para técnico administrativo, enquanto a reserva terá validade de dois anos. 

Segundo o edital, os técnicos judiciários serão enviados para comarcas no interior cearense, enquanto o profissional administrativo vai trabalhar em Fortaleza, capital do estado. As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto no site da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do certame, mediante um pagamento de R$ 58 — as vagas para técnico judiciário exigem ensino superior, enquanto as da área administrativa pedem apenas conclusão do ensino médio. Há cotas para candidatos negros.

De acordo com a FGV, as provas serão aplicadas em setembro em duas etapas: um teste objetivo e outro discursivo (redação). 

O edital saiu diferente do que as consultorias especializadas esperavam: a Gran Cursos Online, por exemplo, estimava um edital com 15 vagas para técnicos judiciários — sendo oito para o tribunal e sete para a área judiciária. Já o jornal Folha Dirigida havia publicado uma reportagem em junho afirmando que o órgão cearense formaria um cadastro de reserva com 600 vagas para as duas áreas (320 para o tribunal e 280 para a área judiciária).

O presidente do tribunal, Washington Araújo, tinha dito em maio que as vagas para a área administrativa poderiam ser maiores, já que o órgão precisa de servidores nos departamentos de Administração, Contabilidade e Tecnologia da Informação. A imprensa cearense já divulgou que, no total, o tribunal tinha 111 lugares vagos em dezembro do ano passado em várias áreas, desde o atendimento até a assistência social.

O concurso faz parte de um rol de certames entre os mais buscados no Brasil neste ano: de acordo com a Gran Cursos Online, a região Nordeste atrai um total de 118.976 interessados em cargos do funcionalismo estatal.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile