em

Shizen Energy entrega sua primeira usina de energia solar no Brasil

Brasília, 12 de julho de 2019 – A Shizen Energy, startup japonesa de energias renováveis, e a Espaço Y, empresa brasileira de empreendimentos imobiliários, concluem a construção da sua primeira usina de energia solar no Brasil, no Distrito Federal, através de sua marca no Brasil, a FazSol Energias Renováveis. A planta, localizada no núcleo rural de […]

Ilustração. Foto: Pixabay

Brasília, 12 de julho de 2019 – A Shizen Energy, startup japonesa de energias renováveis, e a Espaço Y, empresa brasileira de empreendimentos imobiliários, concluem a construção da sua primeira usina de energia solar no Brasil, no Distrito Federal, através de sua marca no Brasil, a FazSol Energias Renováveis. A planta, localizada no núcleo rural de Capão Seco, em Paranoá, tem capacidade instalada de aproximadamente 1,1 MWp, e fornecerá energia para a população de Brasília e cidades satélites. Com obras iniciadas em de janeiro de 2019, a usina entrou em operação nesta semana. Para celebrar a inauguração oficial foi realizada hoje cerimônia com presença de representantes da Shizen Energy Inc. do Japão, da Espaço Y Engenharia e Empreendimentos, clientes e parceiros.

O projeto usa parte da terra de uma fazenda local que produz pimenta e tomates orgânicos para operar sua usina solar de 1,1 MW (CC). Os usuários da energia produzida neste projeto serão registrados no sistema de geração distribuída da ANEEL, na modalidade auto consumo remoto, e serão beneficiados com desconto no valor final da sua conta de energia, além de se tornarem produtores de energia limpa e renovável.

“Estamos muito felizes com a conclusão da construção da nossa segunda usina no exterior. É importante promover o uso de energia renovável, principalmente em lugares como o Brasil, onde a demanda por eletricidade deve ter aumento significativo. A partir deste projeto, dedicaremos mais esforços para o desenvolvimento e divulgação da geração de energia renovável de uma forma que influencie a maneira como o consumo de energia das pessoas acontece. A companhia espera trabalhar em outros projetos no país”, ressalta Kenji Kawado, diretor representante da Shizen Energy Inc.

“A Shizen Energy acredita no potencial do mercado brasileiro de energia e, por isso, deu início as suas operações no país em 2018 iniciando, em seguida, uma parceria com a Espaço Y. Os primeiros frutos desse trabalho resultaram no desenvolvimento deste projeto piloto, mas temos planos para para construir mais de 20MW de energia solar” afirma Bruno Suzart, country manager da Shizen no Brasil.

Para a Shizen, o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é a maneira que a companhia encontrou para criar energia para o futuro e, mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam esse ativo. “A expansão global é um dos passos para alcançar compromisso de transformar o mundo”, concluiu Suzart

O Brasil está entre os 10 maiores consumidores de eletricidade do mundo, apresentando um perfil positivo de aumento da demanda nos próximos anos. A energia renovável representa 80,3% da capacidade instalada de geração de energia, tendo como principal fonte a energia hidrelétrica. No entanto, o forte apoio político tem promovido outras tecnologias, como a energia eólica e a solar, que estão se desenvolvendo rapidamente desde 2012.

Dados do projeto

Capacidade1,1 MW (CC)
Localização da usina fotovoltaicaNúcleo Rural Capão Seco, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Proprietários da usina fotovoltaicaEspaço Y e Shizen Brazil
Início da construção29 de janeiro de 2019
Data de operação comercial11 de julho de 2019

Serviço

Cerimônia de comemoração
A partir das 18h
Café Cristina
CLN 202 Bloco A – Asa Norte– Brasília, DF

Cultivo de eucalipto em indústria de celulose em Mucuri. Foto: Amanda Oliveira/GOVBA

Produção industrial recua em sete estados e na região Nordeste em maio

Foto: Ton Schüber

Inscrições abertas para a Escola Baiana de Canto Popular