em

Dráuzio Varella será palestrante da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia

Realizada a cada quatro anos, a Conferes terá a participação de mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em toda a Bahia

Dráuzio Varella será palestrante da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia. Foto: Divulgação
Dráuzio Varella. Foto: Divulgação

O médico Dráuzio Varella desembarca em Salvador na próxima segunda-feira (8) para palestrar na 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes), sobre o tema Democracia e Saúde: Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. O evento acontece a partir das 10 horas, no CECBA (rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 200, Costa Azul), e é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Realizada a cada quatro anos, a Conferes terá a participação de mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em toda a Bahia. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “participam diversos segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”, afirma o secretário.

As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, e o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde. 

As propostas oriundas das etapas municipais são apresentadas na Conferência Estadual, quando acontece a votação e escolha daquelas que serão encaminhadas à fase nacional, de onde são extraídas as diretrizes para o planejamento da Política Nacional de Saúde para quatro anos, que vão desde ações para o fortalecimento da imunização e vigilância, passando pela promoção e prevenção da saúde até a capacitação e qualificação dos recursos humanos.

Veja: "Revelações enfraqueceram a imagem de correção absoluta do atual ministro de Jair Bolsonaro e podem até anular sentenças". Foto: Lula Marques/Agência PT

Vaza Jato na Veja: Moro deixou de lado a imparcialidade e atuou ao lado da acusação

Karina Bacchi e Enrico Bacchi. Foto: @santosfotografiabahia

Karina Bacchi e família desfilam para FWK no Tivoli Ecoresort Praia do Forte