em

Tradicional Romaria ao Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos acontece nesta terça-feira (2), em Barreiras

A tradicional Romaria ao Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos deve levar mais de 25 mil devotos ao Cantinho

Foto: Dircom/PMB – 04.07.2019

Nesta terça-feira, 2, a tradição e a devoção ao Senhor dos Aflitos fazem com que milhares de fiéis percorram a pé os 18 km que ligam o centro de Barreiras ao povoado de Cantinho do Senhor dos Aflitos. A romaria, que está na sua nona edição é uma forma de pagar promessas ou agradecer e pedir graças e bênçãos. Nessa segunda-feira, 1º, véspera da romaria, a partir das 23h30h os peregrinos se concentram na Catedral São João Batista e de lá, rumam até o povoado. A Romaria do Senhor dos Aflitos é organizada pelo Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos e conta com o apoio da Prefeitura de Barreiras.

Para garantir a segurança e o conforto dos fiéis, a administração pública requalificou a estrada vicinal que conduz até o Cantinho do Senhor dos Aflitos. Bem como foi feito a recuperação da estrada vicinal na lateral da BR 135 para proporcionar segurança no deslocamento. No povoado, toda a infraestrutura está pronta, com barracas padronizadas para venda de lanches e artigos religiosos, sanitários químicos e aparato de segurança fornecido pelas parcerias entre Polícia Militar, Guarda Municipal e Cootrans. A venda de bebidas alcoólicas está proibida no horário das 0h às 18h do dia 02 de julho, como forma de manter a ordem no local e zelar pela segurança dos romeiros e turistas, evitando condutores alcoolizados.

No povoado, toda a infraestrutura está pronta, com barracas padronizadas para venda de lanches e artigos religiosos, sanitários químicos e aparato de segurança fornecido pelas parcerias entre Polícia Militar, Guarda Municipal e Cootrans. A venda de bebidas alcoólicas está proibida no horário das 0h às 18h do dia 02 de julho, como forma de manter a ordem no local e zelar pela segurança dos romeiros e turistas, evitando condutores alcoolizados.

Na manhã dessa segunda-feira, 1, a vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, secretário de indústria, comércio e serviço, Carlos Costa, Ana Rita da diretoria de turismo, Ailton José da assistência social e demais assessores, acompanharam a montagem dos últimos detalhes da estrutura, que conta com o apoio de uma ampla equipe da Prefeitura.

Como ocorre todos os anos, a expectativa é que a romaria reúna pessoas de Barreiras mas também, de cidades vizinhas e até de outros estados, um evento que já se tornou referência no calendário do turismo religioso baiano. “A Romaria do Senhor dos Aflitos tem se tornado ao longo dos anos um dos principais roteiros de manifestação de fé na Bahia, atraindo uma multidão de fiéis.

A Prefeitura vem proporcionando as condições para que os visitantes, turistas e principalmente os romeiros e devotos do Senhor dos Aflitos, se sintam acolhidos e possam participar dignamente desta caminhada que revela toda fé e esperança do nosso povo”, avalia o prefeito Zito Barbosa.

Durante todo o dia, uma programação de missas e orações está prevista pela Igreja Católica. A Missa dos Romeiros será a primeira do dia, às 5h, celebrada pelo Pe. Verneson. Às 8h, será a Missa dos Devotos, presidida pelo Pe. Gleicimar, às 10h serão realizados batizados e o encerramento será às 16h com a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes.

Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos. Foto: Dircom/PMB – 04.07.2019
Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos. Foto: Dircom/PMB – 04.07.2019

Tradição secular

Localizada às margens do Rio Branco o Santuário Diocesano do Senhor dos Aflitos é o ambiente sacro, que abriga a pequena igreja que foi elevada à condição de Santuário em 16 de abril de 2016 e onde está o Crucificado que veio de Portugal há cerca de 300 anos. Segundo informações dos religiosos, foi trazido por Francisco e José Ayres da Fonseca, e é no tradicional 02 de julho que os devotos agradecem e renovam os seus pedidos ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos.

Confira a programação no site da Diocese de Barreiras

Foto: Dircom/PMB – 04.07.2019
Foto: Dircom/PMB – 04.07.2019

(*Com informações da Prefeitura Municipal de Barreiras e da Diocese de Barreiras)

Ilustração (Foto: Pixabay)

Brasil registra 228,64 milhões de linhas móveis ativas em maio de 2019

Povo baiano homenageia heróis da independência no 2 de Julho. Foto: Manu Dias/GOVBA

Povo baiano homenageia heróis da independência no 2 de Julho