em

CGI.br realiza Seminário sobre desinformação on-line

Evento será no dia 24/7, em São Paulo, com inscrições gratuitas

Evento será no dia 24/7, em São Paulo, com inscrições gratuitas

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promoverá o Seminário Internet, Desinformação e Democracia, dando continuidade ao debate iniciado em 2018 sobre iniciativas democráticas e boas práticas para conter o fenômeno da desinformação na Internet. O encontro será realizado no dia 24 de julho, em São Paulo e é aberto à participação de todos os interessados. As inscrições, gratuitas, estão disponíveis no endereço: https://internetedemocracia.cgi.br/. As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo por meio do canal do NIC.br no YouTube

O Seminário vai discutir casos internacionais em que notícias falsas tiveram papel determinante, questões relacionadas à economia de dados e política, e os desafios eleitorais no Brasil. Para tanto contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, representantes da sociedade civil, setor privado e agentes públicos. A programação do evento terá ainda apresentações sobre o fenômeno da desinformação com a participação de Madeleine de Cock Buning, professora e pesquisadora, responsável pela produção do relatório sobre desinformação da Comissão Europeia, e Sergio Amadeu, professor da UFABC e um dos representantes da comunidade científica e tecnológica no CGI.br. 

“A desinformação adquiriu enorme relevância na era da Internet, transformando-se em parte central do jogo político de nossas sociedades. Ela inclui não só as notícias falsas mas, também, a publicação proposital de notícia antiga ou fora de contexto, e a mobilização de grandes grupos — até mesmo usando robôs — para reforçar determinados discursos. É de extrema importância ampliar essa discussão e construir, de forma multissetorial, práticas para conter a desinformação on-linee minimizar seus impactos no processo democrático”, considera Amadeu, que irá comentar o conteúdo da publicação Internet, Democracia e Eleições – Guia prático para gestores públicos e usuários, elaborada pelo CGI.br em 2018 como resultado da “Oficina: Práticas Democráticas em Rede Diante do Discurso de Ódio e das Fake News”. 

A programação do Seminário está disponível na íntegra no endereço: https://internetedemocracia.cgi.br/

Anote na Agenda
Seminário Internet, Desinformação e Democracia
Data: 24 de julho (quarta-feira), a partir das 8h30
Local: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541, Mezanino, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas: https://internetedemocracia.cgi.br/. Vagas limitadas.
Transmissão Web: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Foto: Ascom – Prefeitura de Correntina/BA

Prefeitura e Sebrae iniciam implantação do Cidade Empreendedora em Correntina

Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). Foto: Sandra Travassos/ALBA

Alba aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020