em de

Projetos e ações da Aiba são apresentados à comunidade de Placas

Reunião Comunidade Placas. Foto: Divulgação/Ascom Aiba
Reunião Comunidade Placas. Foto: Divulgação/Ascom Aiba

No dia 09 de outubro, representantes da Aiba e Abapa estiveram reunidos com os produtores da região de Placas, onde foram tratados assuntos como o Programa Fitossanitário, Operação Safra e ações de infraestrutura, dentre outros. Este encontro faz parte da série de reuniões das duas entidades nas comunidades agrícolas e tem o objetivo de aproximar o produtor das Associações.

O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, participou da reunião e informou aos produtores que a Operação Safra, realizada pela Polícia Militar, acontecerá pelo segundo ano consecutivo, tendo início no dia 15 de outubro e se estendendo até maio de 2016 . Ele ressaltou a importância do apoio dos produtores à Operação, recebendo as patrulhas em suas propriedades e fornecendo as informações solicitadas.

Além disso, Busato falou para os 17 produtores presentes sobre as principais ações realizadas pela Aiba, como o projeto de Regularização das Cascalheiras que já foi aprovado pelo Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro) e tem a finalidade de identificar, requerer e regularizar as áreas favoráveis à exploração de cascalho, contribuindo para a estruturação das vias de acesso às propriedades agropecuárias do Oeste da Bahia.

Quanto às questões fitossanitárias, o diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, solicitou aos agricultores irrigantes que anteciparam o plantio da soja, que comuniquem a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) caso identifiquem algum sinal de Ferrugem Asiática na plantação. Já o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, falou sobre a importância de se combater o bicudo-do-algodoeiro, obedecendo a Portaria no 213 da Adab que estabelece a obrigatoriedade de se respeitar o Vazio Sanitário para a cultura do algodão no período de 20 de setembro a 20 de novembro, além da destruição de soqueiras e tigueras para evitar que o bicudo tenha onde se reproduzir. Lidervan apresentou ainda a campanha “Agora é Guerra. Bicudo bom é bicudo morto” lançada em todo o país pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

O delegado da Aiba em Placas, Daniel Gatto, elogiou a iniciativa da entidade em ir até a comunidade. “Hoje temos aqui quase 100% dos agricultores de Placas. A união dos produtores e da Associação é importante para conseguir apoio e ajuda para resolver as questões da comunidade”, disse Gatto.

Para concluir, Busato convidou os produtores a participarem mais do dia a dia da Aiba. “A associação precisa da participação do produtor que leva com ele seu conhecimento e necessidades. Só assim conseguiremos avançar sempre”, disse.


Comunicar erro



Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...


Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)




Carnaval: Janaina Santucci promete deixar corpo melhor que o da Playboy

Atriz Brasileira Karol Garrett interpreta Julieta em peça de Shakespeare no Globe Theatre em Londres