em

Aplaudida nacionalmente, Nádia Figueiredo leva repertório do disco “Meu Idioma É o Amor” para Portugal

Após show de estreia do álbum no Rio de Janeiro, com sucesso de crítica e público, a cantora se apresenta dia 13 de setembro na Casa da Música no Porto

Aplaudida nacionalmente, Nádia Figueiredo leva repertório do disco "Meu Idioma É o Amor" para Portugal. Foto: Sergio Baia / Divulgação
Nádia Figueiredo. Foto: Sergio Baia / Divulgação

Depois de lançar seu primeiro CD – Meu Idioma É O Amor no Rio de Janeiro com um show que foi sucesso de público e crítica, Nádia Figueiredo faz sua primeira apresentação solo internacional no dia 13 de setembro, na Casa da Música, em Porto, Portugal.

“É o meu primeiro show solo fora do Brasil, apesar de já ter cantado como convidada em palco internacional. É uma grande oportunidade de mostrar com detalhes o trabalho que vem sendo construído com muito foco, dedicação e amor. O lançamento do CD no Rio de Janeiro teve uma plateia muito emocionada e calorosa, eu espero poder atingir o coração do público português da mesma maneira e estou ansiosa para isso”, conta Nádia.

O álbum, com nove faixas e produzido pelo renomado Guto Graça Mello, saiu no final de abril pela Biscoito Fino e contou com participações para lá de especiais, como foi o caso da música que abre o disco, “A Paz”, composição de Gilberto Gil, que no CD canta e toca violão, e João Donato no piano, do cantor Max Wilson na icônica “Dio, como te Amo!”, do mexicano Plácido Domingo Jr. (filho do célebre tenor espanhol) em um dueto no standard “The Way You Look Tonight” e do pianista Luca Rasca, superpremiado na Itália, em “Io Ci Sarò” e que a acompanhará na apresentação em Portugal.

Luca Rasca é um grande pianista, essa música (Io Ci Sarò) é especial, é um dueto de voz e instrumental, algo que me fascinou desde a primeira vez que ouvi”, conta Nádia que também comemora ter tido a oportunidade de gravar com Gilberto Gil:

“Eu sempre tive vontade de gravar ‘A Paz’, mas jamais poderia imaginar que eu gravaria com os compositores dela, foi incrível. Um momento único que agora faz parte da minha história. Só posso dizer que sou grata e que o universo conspirou para que acontecesse. Fiquei muito honrada em saber que o Gil nunca gravou um dueto dessa canção com ninguém, eu fui a primeira e quem sabe a única (risos). O Gil é um cara incrível, eu passaria horas conversando com ele, inteligente, culto, bom coração e um gênio da nossa MPB”, comemora.

No repertório do show estarão, além de todas as canções do CD, outras músicas bastante conhecidas do público, como “Carinhoso” e “Fascinação”. Além do pianista italiano Luca Rasca, Nádia estará acompanha dos músicos da Orquestra de Portugal: Alberto Restivo (Violãocelo), Bruno Miguel Rodrigues (Baixo) e Flávio Aldo (violino).

Em Meu Idioma É o Amor, Nádia canta em quatro idiomas, português, italiano, russo e inglês. O álbum traz um passeio entre o clássico e o popular, é marcado pelo crossover, onde existe a fusão de dois estilos musicais:

“Eu não queria cantar somente em português. O crossover me dá a liberdade de explorar mais de um gênero musical, eu quis ter a mesma liberdade em relação às canções de outras nacionalidades, cantando em outros idiomas. O amor que tenho pela música é um só, independente do estilo ou do idioma que estou cantando, por isso o título ‘Meu idioma é o amor‘.

Sobre Nádia Figueiredo

Nádia Figueiredo começou a cantar e tocar violão aos 10 anos e aos 11 já participava de festivais de música na escola. Aos 14 anos começou os estudos de violão clássico e há onze anos apaixonou-se pelo canto lírico.

Graças ao timbre e à extensão vocal privilegiados, consegue transitar entre o lírico e o popular e já cantou em vários palcos nacionais e internacionais, em diferentes idiomas: espanhol, esperanto, francês, hebraico, hindi, inglês, italiano, latim e russo.

Em 2013, uma de suas composições que fala de aquecimento global, foi tema de uma exposição na Rússia. Em 2014, uma composição sua em esperanto ganhou destaque internacional e foi considera pelos esperantistas como uma das músicas mais bonitas ouvidas nesse idioma. Em abril de 2017, ela recebeu a medalha Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Em maio de 2017, foi convidada para participar da turnê do cantor brasileiro Daniel na Europa, cantando ao lado dele a música “Con te Partirò”. No mesmo mês, Nádia fez uma turnê por grandes teatros brasileiros ao lado do cantor Plácido Domingo Jr., filho do tenor Plácido Domingo.

“Nádia Figueiredo é um incrível talento brasileiro. Voz e artista linda! Ela é uma daquelas pessoas brilhantes, quando você conhece não esquece mais”, este é o relato da cantora lírica Anna Netrebko, a primeira artista clássica a entrar para a lista TIME 100, das 100 personalidades mais influentes do mundo segundo a revista norte-americana TIME.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

SERVIÇO:
Data: Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019
Local: Casa da Música, Porto – Portugal
Horário: 21h
Duração: 1h15
Ingressos:
https://www.casadamusica.com/pt/canais/sro/buyticket?event=57204#
Classificação etária: 6 anos

Lançamento do Programa Mais Estudo. Foto: Charles Carmo

Gestores escolares têm até sexta-feira (13) para aderirem ao projeto Mais Estudo de monitoria estudantil

Foto: Flávio Moret/Divulgação Exame

Governador da Bahia defende justiça na distribuição de receitas no Brasil