em

Pesquisa aponta que o Flamengo é mais conhecido que o Vasco da Gama em Portugal

O técnico português Jorge Jesus está fazendo sucesso no Brasil com Flamengo e suas respectivas vitórias, o que tem contribuído para aumentar ainda mais o número de torcedores e simpatizantes do Rubro-Negro em Portugal. Números do Fla em Portugal Fabiano de Abreu, CEO da MF Press Global, empresa de comunicação com sedes em ambos países, […]

Pesquisa aponta que o Flamengo é mais conhecido que o Vasco da Gama em Portugal. Foto: Reprodução / MF Press Global
Fla Lisboa. Foto: Reprodução / MF Press Global

O técnico português Jorge Jesus está fazendo sucesso no Brasil com Flamengo e suas respectivas vitórias, o que tem contribuído para aumentar ainda mais o número de torcedores e simpatizantes do Rubro-Negro em Portugal.

Números do Fla em Portugal

Fabiano de Abreu, CEO da MF Press Global, empresa de comunicação com sedes em ambos países, realizou uma pesquisa sobre a popularidade do Flamengo em Portugal: “foram mais de quinhentas pessoas que responderam à nossa pesquisa, de praticamente todas as regiões do país, de norte a sul. O resultado é que hoje o Fla é o time brasileiro que os portugueses mais conhecem e que tem mais adeptos, acima até mesmo do tradicional Vasco da Gama, sempre associado à figura dos portugueses e luso-brasileiros historicamente”, afirma.

A pesquisa também constatou que não apenas o Flamengo hoje é mais conhecido que o Vasco da Gama em Portugal, como também é o time com maior número de simpatizantes: “O número de simpatizantes do Flamengo é quase que 100% dos entrevistados. É incrível como ter o Jorge Jesus, que era treinador do Benfica, maior time português em tamanho da torcida, popularizou o Fla e fez com que o número de simpatizantes fosse quase total. Posso afirmar que o Flamengo é a maior torcida de um time brasileiro em Portugal e tem um número de torcedores e simpatizantes maior que de muitos times de Portugal”.

Embaixada do Flamengo em Portugal

Ajudados pela onda Jesus que está varrendo o Brasil, a Embaixada oficial do Flamengo em Portugal, tem crescido e virou febre em terras lusitanas. A Fla Lisboa, na capital do país, reúne quase mil torcedores para acompanhar os jogos e torcer pelo time.

O Fla-Lisboa e também foi fundado em fevereiro de 2017 por sete amigos. O que começou com um pequeno grupo virou consulado, depois embaixada e já recebeu visitas ilustres como do ex-goleiro Julio Cesar, o ex-atacante Sávio, o técnico Joel Santana e até um sobrinho de Jesus.

Nicholas Reis, representante da embaixada do Flamengo, conta um pouco mais sobre como é a movimentação por lá: “Hoje cadastrados temos exatamente 642 torcedores. Muitos assistem os jogos conosco sem estarem cadastrados e são bem vindos. O recorde foram 800 pessoas na semifinal contra o Grêmio, 600 acompanhando pelo telão do lado de fora e 200 dentro do bar. Não é possível estimar quantos torcedores do Flamengo existem em Portugal mas eles estão por toda parte”.

Segundo Nicholas, o reconhecimento da embaixada é benéfico a todos, tanto ao clube como aos torcedores: “O clube tem todo o interesse em continuar exibindo sua marca no exterior e assim todos saem ganhando”.

Além da embaixada do Flamengo em Lisboa, há torcedores que se reunem em menor quantidade em diversos outros pontos do país, desde grandes cidades como Braga, Porto e Coimbra, até as menores vilas.

A Fla-Lisboa esteve no embarque de Jesus para o Brasil, em junho, antes de ele se apresentar ao Flamengo pela primeira vez. Nicholas Reis foi quem juntou a “malta” (galera ou pessoal em português europeu) rubro-negra para ir até o aeroporto desejar boa sorte ao técnico.

Da Folha Geral, em Portugal*

*Com colaboração especial de assessoria, jornalista ou agência

Foto: Carlos Alves Moura/Agência Brasil

STF derruba validade da prisão após a segunda instância

Foto: Divulgação/Abapa

Produtores rurais se reúnem para viabilizar pavimentação de estrada em Correntina, no Oeste da Bahia