em

Papa nomeia Dom Josafá como novo arcebispo de Vitória da Conquista

O novo arcebispo metropolitano nomeado pelo Pontífice é Dom Josafá Menezes da Silva, transferindo-o da sede episcopal de Barreiras (BA)

Dom Josafá Menezes da Silva celebra sua última Crisma em Tabocas do Brejo Velho. Foto: Adamy Gianinni/Seutec Studio

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA) apresentada por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, O.F.M.Cap..

O novo arcebispo metropolitano nomeado pelo Pontífice é Dom Josafá Menezes da Silva, transferindo-o da sede episcopal de Barreiras (BA).

Dom Josafá nasceu em 2 de janeiro de 1959 em Salinas da Margarida, na arquidiocese de São Salvador. Foi nomeado bispo em 12 de janeiro de 2005 como auxiliar de São Salvador e recebeu a ordenação episcopal em 10 de março sucessivo. Em dezembro de 2010, foi transferido para a diocese de Barreiras.

No âmbito do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi responsável pelo Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e pela pastoral da comunicação.

Dom Josafá Menezes da Silva celebra sua última Crisma em Tabocas do Brejo Velho. Foto: Adamy Gianinni/Seutec Studio
Dom Josafá Menezes da Silva celebra sua última Crisma em Tabocas do Brejo Velho. Foto: Adamy Gianinni/Seutec Studio

Sobre Dom Josafá

Dom Josafá nasceu em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo no dia 10 de março de 2005. Está à frente da diocese de Barreiras desde 26 de fevereiro de 2011, sendo o segundo bispo desta Igreja Particular. Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 2).

Seu ministério episcopal teve início na arquidiocese de Salvador (BA), onde foi bispo auxiliar entre 2005 e 2010. Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).

*Com informações do Vaticano

Da Folha Geral, em Portugal*

*Com colaboração especial de assessoria, jornalista ou agência

Estação de tratamento de esgoto Barreiras. Foto: Divulgação

Estudantes da UFOB visitam instalações do sistema de tratamento de esgoto de Barreiras

Ambiente criado pela Eduinfo. Foto: Divulgação

Colégio Bom Jesus cria espaços de inovação colaborativos para despertar a criatividade dos alunos