em

Vida sexual ativa melhora saúde de pessoas na terceira idade

Uso de lubrificantes à base de água e vibradores ajudam a tornar o momento mais confortável e prazeroso

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estar sexualmente ativo em qualquer momento da vida adulta não deveria ser um tabu, mas a sociedade ainda recebe com estranheza o carinho íntimo entre pessoas idosas. A verdade é que não existe a melhor idade para ter relações. Com benefícios para a saúde mental e física, o sexo na terceira idade pode representar uma série de ganhos. Para garantir que a prática seja ainda mais prazerosa, Izabela Starling e Heloisa Etelvina, fundadoras da pantynova, pioneira em bem-estar sexual no Brasil, dão dicas sobre o assunto.

Antes de tudo, é importante compreender o que se entende por sexo. “Com o passar dos anos, a forma de se relacionar vai mudando e é necessário se reinventar. Descobrir novas formas de manter a sexualidade ativa passa por entender o que cada um gosta e como atender esse desejo”, ressalta Izabela Starling.

Com menos pressão por performance ou com a falta de tempo, o sexo durante a terceira idade é importante para a qualidade de vida. Manter-se sexualmente ativo reduz os níveis de estresse, aumenta a auto-estima e traz benefícios para a saúde cardiovascular e qualidade do sono, por exemplo. No entanto, com o passar dos anos, é normal que ocorram dificuldades de ereção e dor na penetração, causada pela redução da lubrificação natural do canal vaginal. Para driblar essas mudanças, o uso de brinquedos sexuais e lubrificantes é indicado. “Ao mesmo tempo que a prática sexual vai sendo alterada com o passar dos anos, surge também a possibilidade de tornar esses momentos mais prazerosos com o uso de lubrificantes à base de água e de toys”, afirma Heloisa Etelvina.

Adquirir esses produtos, porém, pode ser um desafio para aquelas pessoas mais tímidas. É nesse ponto que as compras online ganham destaque. “Comprando pela internet é fácil entender os diferenciais e benefícios de cada um dos produtos e escolher qual vai se adequar melhor para aquela fase de redescobrimento da vida sexual. A chegada do produto em casa é extremamente discreta, podendo ser recebido por um familiar ou mesmo na portaria, sem levantar suspeitas, pois não consta na embalagem ou nota fiscal nada que identifique diretamente a compra no e-commerce da pantynova”, pontua Heloisa.

Vale destacar que manter uma vida sexualmente ativa com o passar dos anos auxilia na manutenção da tonicidade e elasticidade vaginal, reduzindo a atrofia, além de contribuir para o apetite sexual.

*Colaboração de Pantynova

*Este conteúdo não representa, a opinião do Folha Geral

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil)

Vai sacar o Auxílio Brasil? Saiba qual a melhor forma de utilizar o benefício

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Consórcio de automóveis cresce 10% e venda de novas cotas atinge 1,17 milhão