em

Alimentação equilibrada é forte aliada para a manutenção da saúde

Confira dicas para se alimentar melhor

Imagem ilustrativa (Créditos: RitaE - Pixabay)

Não é novidade para ninguém que a alimentação deve ser balanceada e o mais saudável possível para que o corpo possa funcionar da maneira correta. Aliado a isso, deve-se praticar exercícios físicos e ter um acompanhamento nutricional e médico completo para que a sua saúde esteja completamente em dia. Mas a alimentação, especificamente, deve receber uma atenção especial, principalmente porque é por meio dela que o seu corpo receberá os nutrientes necessários para conseguir praticar a atividade física, por exemplo, e as tarefas do dia a dia, recompondo vitaminas e minerais.

Como ter uma alimentação saudável

Muito além de simplesmente comer coisas consideradas saudáveis, é extremamente necessário estabelecer uma rotina alimentar para educar o seu organismo. Esse é o primeiro grande passo: definir exatamente quais serão os horários em que você comerá. O ideal é que se faça uma pequena refeição a cada três horas, para manter o metabolismo em funcionamento constante. Isso o ajuda a ficar mais “esperto” e menos lento, que é o que acontece com quem faz grandes refeições poucas vezes ao dia. 

Estabelecida a rotina alimentar, aí, sim, entram os alimentos saudáveis. O ideal é que o seu prato seja colorido, ou seja, tenha proteínas, legumes, verduras e grãos, de acordo com a sua necessidade nutricional. E você deve comer com fome, e não porque será obrigado a comer. Por isso é que a rotina é tão importante, pois você saberá os momentos em que sentirá fome. Estude o seu corpo, anote os horários em que costuma sentir fome e prepare as suas refeições pensando nisso. Comer com calma também é um ponto importante: prestar atenção e se dedicar a comer faz com que você mastigue melhor, mitigando problemas gastrointestinais e te ajudando até mesmo a lidar com estresse ou ansiedade.

Se você é uma pessoa que não tem muito tempo para se dedicar à cozinha, uma ótima dica é comprar marmitas congeladas ou cozinhar você mesmo a sua comida uma vez na semana e guardá-la em pequenas marmitas para a semana. Isso evita que o tempo do seu dia a dia seja gasto cozinhando, uma vez que você se dedicará um dia exclusivamente para isso, garantindo a sua alimentação saudável. Além disso, é necessário também prestar atenção no fogão movido a GLP (gás liquefeito de petróleo), popularmente conhecido como gás de cozinha ou só GLP, ou seja, na forma como você cozinha o alimento. De nada adianta usar ingredientes gordurosos ou que fazem mal à saúde na hora de temperar e cozinhar seus alimentos, certo?

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter uma alimentação mais saudável e ainda praticar mais o autocuidado com o próprio corpo. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Imagem ilustrativa (Créditos: Gerd Altmann - Pixabay)

Prepare-se para concursos com o ciclo de estudos

Imagem ilustrativa (Créditos: khamkhor - Pixabay)

Alfabetização infantil: como preparar o seu filho para esse momento