em

Conhecida por ser a fruta dos atletas, banana ajuda no desempenho na corrida e em outros esportes

Conheça alguns dos benefícios da banana, rica em nutrientes diversos que auxiliam durante a prática de atividades físicas e esportes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Assim como a laranja, a banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Isso deve-se a sua praticidade de consumo, sabor e valor acessível no país. Por conter sais minerais, como potássio, magnésio e fósforo, a banana é fonte de energia e age para melhorar o desempenho durante a prática de exercícios. Sendo assim, é conhecida por ser a fruta dos atletas, já que os praticantes a consomem muito, devido aos seus benefícios específicos. 

Contudo, ao pensar na fruta, muitas pessoas podem se questionar se banana engorda. A boa notícia é que, com um consumo moderado, a fruta não engorda e agrega muitas vantagens para quem a consome, especialmente aos atletas. Se você pratica algum tipo de esporte ou atividade física, confira abaixo os benefícios que a banana pode agregar para o seu organismo e desempenho na prática esportiva.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Ótima opção pré-treino

Por possuir boa quantidade de carboidratos de rápida absorção, a banana é uma das frutas que combina muito bem com o pré-treino. Com isso, a fruta fornece a energia adequada e de forma rápida, contribuindo para o rendimento e a performance durante a prática de exercícios. 

Além do pré-treino, a banana vai bem durante e após os treinos também, pois auxilia na reposição dos carboidratos. Por isso, é muito comum ver praticantes de exercícios e esportes comerem banana durante os intervalos ou após a realização da atividade física, como, por exemplo, em provas de ciclismo, corrida e vôlei. 

Menos cãibra e mais disposição

Por ser uma fruta rica em potássio e com rápida absorção de energia, o seu consumo ajuda a diminuir o risco de cãibra, já que o músculo acaba recebendo grande parte da energia gerada. Especialistas também afirmam que a banana pode proporcionar uma melhor contração muscular, permitindo mais disposição e potencializando a realização dos exercícios.

Atuação como suplemento aos praticantes de corrida

A banana também é fonte de vitaminas C e B6. Por ser repleta de nutrientes, atua como suplemento para que os atletas mantenham seus altos níveis de desempenho na prática de atividades físicas, como a corrida. Seus nutrientes de fácil absorção colaboram para manter a função muscular. Além disso, os níveis nutricionais também se mantêm elevados durante a corrida. 

A dica, além de consumir a fruta por si só, é consumi-la em formato de vitamina, misturando-a com leite ou iogurte, por exemplo. Mas vale ressaltar que o consumo deve ser feito pelo menos meia hora antes do treino, para não afetar a digestão.

(Foto: Paula Fróes/GOVBA)

Shows e festas estão proibidos em toda a Bahia independentemente do número de participantes

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 4.049 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas