
A ideia de que a cor preta é básica acompanha gerações. Desde o lançamento, em 1926, do vestido preto da estilista Coco Chanel, a tonalidade foi alçada a um lugar de poder e elegância. A atriz Audrey Hepburn, no filme Bonequinha de Luxo (1961), também mudou a concepção do Ocidente sobre o preto nas vestimentas e é um marco na moda até os dias de hoje.
O visual todo preto é considerado peça-chave no armário, podendo estar presente em looks mais casuais até nos mais clássicos. Qualquer que seja a ocasião, peças pretas costumam dar um ar inconfundível de sofisticação e são coringas para serem misturadas a diferentes texturas e modelos.
Se você tem um kit all black trancado no armário, mas ainda tem dúvidas de como usá-lo, veja algumas dicas do que fazer para vestir as roupas pretas sem medo e deixar a sua marca por onde passar.
Aposte nas texturas
Perder o medo de usar peças com franjas, bordados, matelassês, que lembram o aspecto acolchoado, é uma dica valiosa para quem quer acertar no visual pretinho básico.
Outra aposta é misturar diferentes texturas: itens de couro mesclados a malhas mais leves, tricôs e peças em algodão com rendas. As roupas transparentes também são bem características, capazes de dar elegância e alguma sensualidade ao visual.
Use acessórios pretos e dourados
Combinar peças pretas com acessórios dourados, ou na mesma cor, é uma dica importante para realçar o visual e adicionar tons alegres ao look, sem deixá-lo sobrecarregado.
O contraste entre preto e dourado garante o destaque para a roupa e para os acessórios, incluindo os calçados. É importante lembrar que brincos e colares também são importantes para destacar o rosto. Se você estiver cansado, é recomendável usar roupas de outras cores, para o visual não ficar carregado.
Esqueça a ideia de que preto não emagrece
A ideia passada ao longo de gerações de que o look preto “emagrece” não é verdadeira. A aparência de estar mais magro depende mais dos tecidos, do caimento e da modelagem que da cor.
Contudo, algumas peças costumam alongar a silhueta, tais como calças pantalonas, blazer acinturado, que confere elegância ao visual, macacão, especialmente aqueles com decote em V, vestido envelope transpassado e roupas com linhas verticais.

Selecione os momentos certos
O preto não é uma boa pedida em qualquer contexto. Apesar de fazer sucesso, em ocasiões como batizados, pode ser bom deixar as peças pretas no armário.
Embora seja a cor clássica no mundo ocidental para cerimônias fúnebres, como velórios, o preto também costuma ser bastante usado em peças de festas e baladas. Ao absorverem mais o calor, looks pretos também são mais indicados para estações mais frias, especialmente o inverno.
Aposte em jeans e shorts
Tonalidades mais escuras de jeans saem dos looks batidos e oferecem mais estilo ao visual. Além disso, o jeans cai bem com inúmeros modelos, desde camisetas, blusinhas e blazers.
Os shorts também são uma peça-chave nos tons mais escuros, especialmente no verão, quando podem ser combinados com sandálias rasteiras e regatas.
Pense nas estampas
Em combinações all black, as estampas são fundamentais. Cores realçam as peças pretas e ficam ainda melhores quando estão presentes em colares, brincos, sapatos e maquiagem. Estampas de xadrez também costumam ser uma boa opção para deixar o look elegante e descolado.
As estampas de bichos, como onça, zebra, tigre e cobra, dão mais atitude ao visual e ajudam a fugir do óbvio. Combinadas com peças de couro, são apostas certeiras. Outra dica importante é usar apenas uma peça com tais estampas, para não sobrecarregar o visual.