em

Foliculite agride a pele de ambos os sexos; saiba como tratar

Procedimentos depilatórios eficientes permitem pele saudável e bonita

Os cuidados com a pele refletem bem-estar com a saúde física e emocional, tanto que  qualquer sinal de manchas, espinhas ou descamações afeta qualquer pessoa, sem distinção de sexo e idade. Mesmo aparentando ser inofensivos, os problemas dermatológicos devem ser tratados por um profissional qualificado, evitando futuras doenças graves.

Um dos problemas da pele é a foliculite, infecção bacteriana ou fúngica nos folículos pilosos, muito comum no público masculino, em razão dos pelos encravados no rosto; como o uso de lâmina de barbear provoca feridas, isso permite a entrada de microrganismos e, consequentemente, gera a foliculite.

O processo inflamatório da foliculite normalmente é superficial, principalmente no rosto, pescoço, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. Os sinais comuns são coceira e dor, e tocar o local afetado sem cuidados agrava mais o problema, portanto ações preventivas são importantes para evitar a doença, apesar de o tratamento ser fácil e prático. 

A foliculite pode ser de 4 tipos, conforme a classificação idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e o tratamento depende da intensidade do problema, desde aplicação de medicamentos locais, antibióticos, até cirurgia.

1- Foliculite estafilocócica: é a mais comum e ocorre quando os folículos pilosos são infectados por bactérias, em qualquer área do corpo que tenha pelos. Causa coceira, vermelhidão local e pus.

2- Foliculite por pseudomonas, ou foliculite da banheira quente: ocorre pelas bactérias pseudomonas aeruginosa, que se proliferam em banheiras de hidromassagem e piscinas aquecidas, em razão de os níveis de cloro e pH não estarem adequados. A pele apresenta erupções vermelhas, com coceira e até mesmo bolhas purulentas.

3- Pseudofoliculite da barba: inflamação comum no rosto e pescoço masculino; com o processo de raspagem dos pelos, os mesmos se curvam e voltam para o interior da pele; desta forma, ocorre a inflamação, que pode deixar cicatrizes, e, às vezes, este fato ocorre na área da virilha.

4- Foliculite pitirospórica: atinge adolescentes e homens adultos, e a causa é um fungo causador de acne, pápulas avermelhadas e coceira. Aparece no dorso, tórax anterior, pescoço, ombros, braços e rosto. Em casos graves, evolui para furúnculos, e o tratamento é por antibióticos e, às vezes, cirúrgico.

O ideal é aderir aos procedimentos de depilação sem lâminas, para que os pelos sejam retirados pela raiz, sem prejuízos para a pele. Muitas pessoas perguntam se a depilação a laser dói, e já foi comprovado que é um método muito eficiente na eliminação dos pelos indesejados; conforme o número de sessões, eles desaparecem, além de ser quase indolor, e deixa a pele saudável e bonita.

Laura Fassina

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Manu Dias/GOVBA)

Governo da Bahia entrega 65 novos ônibus escolares para prefeituras

(Imagem ilustrativa/Rawpixel)

Como fazer a venda de alimentos e bebidas no e-commerce?