em

5 mitos e verdades sobre a pele negra

Assim como qualquer outro tipo de pele, a pele negra também precisa de uma rotina de cuidados

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Muita gente acha o contrário, mas por possuir maior quantidade de melanina, ou seja, alto nível de pigmentação, a pele negra requer uma rotina diária de skincare redobrada para mantê-la saudável, macia e luminosa por mais tempo. 

Adotar o uso de sabonete, hidratante, creme anti-idade e protetor solar é fundamental para esse tipo de pele, já que a produção de glândulas sudoríparas é maior e proporciona mais oleosidade, desenvolvimento de acne e manchas. 

Assim como qualquer outro tipo de pele, a pele negra também precisa de uma rotina de cuidados. Veja alguns mitos e verdades sobre a pele negra. 

“Use produtos com vitamina C na rotina de skincare” – VERDADE! Produtos compostos com Vitamina C são indispensáveis para peles negras. Além de proporcionar vantagens a longo prazo, pois auxiliam no tratamento de manchas e na prevenção dos sinais de envelhecimento, eles uniformizam o tom da pele, estimulam produção de colágeno e deixam a pele com uma aparência mais radiante.

“Não precisa usar protetor solar regularmente devido à quantidade elevada de melatonina, que se torna um protetor natural” – MITO! Pelo contrário, pelo maior teor de melanina, a pele negra é mais propensa ao surgimento de melasma e outras manchas, que podem ser desencadear quadros mais graves com a exposição solar sem a proteção adequada. Portanto, é imprescindível usar protetor solar diariamente, até mesmo dentro de casa.

“Higienize o rosto diariamente para controlar a oleosidade” – VERDADE! Para evitar o entupimento dos poros, é necessário que o rosto seja lavado duas vezes ao dia com um sabonete líquido com ativos adstringentes que auxiliam na remoção da oleosidade e nos resíduos acumulados no rosto. 

“A pele negra não tem tendência à oleosidade” – MITO! A pele negra pode ser normal, mista, seca e oleosa. No entanto, a oleosa é a mais comum, com propensão ao surgimento de acne e foliculite, que acontece normalmente após algum procedimento de depilação.

“Use hidratante para deixar a pele mais radiante” – VERDADE. A hidratação é ideal para esse tipo de pele, pois previne também os sinais de envelhecimento e auxilia no tratamento de antioleosidade.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Entenda como a logística das entregas pode ajudar na fidelização de clientes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

90 concursos públicos abertos reúnem quase 17 mil vagas no país