em

Presentes de Natal sustentáveis: conheça 5 sites para garimpar preciosidades

Reunimos aqui cinco dicas de sites onde é possível comprar presentes sustentáveis que vão agradar e impressionar a todos

Muitos hábitos mudaram com a pandemia, tanto de ordem econômica quanto em relação ao planeta. A circularidade de objetos está com tudo. Garimpar peças de segunda mão pode trazer surpresas incríveis para presentear amigos e familiares. 

E a sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia da população mundial. Em maio de 2021, a WWF (World Wildlife Fund ou Fundo Mundial da Natureza) publicou um estudo apontando o aumento de 71% de pesquisas por produtos sustentáveis na internet entre 2016 e 2020. 

De acordo com o relatório The Economist’s Sustainability Week 2021, da Grow From Knowledge (GFK), emergências globais — a Covid-19, por exemplo — são capazes de impulsionar esse comportamento mais consciente. Segundo a pesquisa, 48% dos consumidores consideram a questão ambiental antes de fazer uma compra.

Muitas pessoas dissociam totalmente a ideia das compras de Natal da busca por hábitos ecologicamente corretos. Afinal de contas, o fim de ano é uma época de excessos em tudo: muita comida, muita bebida, muitos compromissos, muitas compras, muitas embalagens…

Não poderia haver conclusão mais equivocada. Sempre é possível conjugar o cuidado com o planeta com os hábitos e tradições natalinas. O ato de presentear amigos e parentes pode ser mantido atendendo a critérios simples de sustentabilidade. E tudo isso feito online. Diminuir o desperdício e aumentar a consciência!

O uso eficiente de recursos materiais e a diminuição do desperdício de forma a reduzir o impacto ambiental faz toda a diferença na busca da melhora de nosso meio ambiente. Reunimos aqui cinco dicas de sites onde é possível comprar presentes sustentáveis que vão agradar e impressionar a todos. Confira!

TAG2U

A TAG2U é uma startup paulistana especializada na compra e venda de itens usados, como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e peças de decoração, entre outros. Tanto no site quanto no galpão da loja, é possível encontrar artigos vintage em excelente estado de conservação, que são presentes perfeitos para quem gosta de peças com história e exclusividade. Saiba mais no site

Empório Alpaca

Especializada em artigos para cuidados pessoais, a marca Empório Alpaca é uma saboaria artesanal, sustentável e vegana, com produtos livres de crueldade animal e embalagens ecologicamente corretas. É possível encontrar itens individuais, como sabonetes, condicionadores, hidratantes, desodorantes e outros, e também kits para presente. Saiba mais no site.

Insecta Shoes

A marca de calçados Insecta Shoes é vegana, e utiliza materiais como borracha reciclada, garrafa PET reciclada, algodão reciclado ou tecido de reuso. Os calçados seguem as tendências mais contemporâneas da moda, e a loja também conta com linha de roupas, de acessórios e de papelaria, tudo ecologicamente correto. Saiba mais no site.

Presente Consciente WWF

Quer sair do óbvio completamente na hora de presentear? O Presente Consciente pode ser o que você está procurando. Trata-se de uma iniciativa que propõe a substituição de um presente comum por uma doação. A WWF é uma organização da sociedade civil brasileira, de natureza não-governamental e constituída como associação civil sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Saiba mais no site

Change For Good

A plataforma Change for Good oferece um serviço de curadoria de marcas e produtos focados em sustentabilidade e equilíbrio social para fortalecer a necessária capacidade de transformação do mundo. Também produz conteúdo produzido com o mesmo foco. Ela é uma plataforma de consumo consciente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. .São produtos e serviços presenteáveis das mais diferentes áreas, tais como vestuário, infantil, comida, entre outros. Saiba mais no site

Daniella Pimenta

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile