em

Paulistão 2023: Quais fatores tornam o campeonato estadual atrativo?

A competição chama a atenção pela competitividade, principalmente envolvendo equipes que disputam divisões inferiores

O Campeonato Paulista, conhecido também como Paulistão, é organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tornou-se um dos mais nivelados e fortes campeonatos estaduais do Brasil. Envolvendo equipes das quatro divisões do futebol brasileiro, a competição chama a atenção pela competitividade, principalmente envolvendo equipes que disputam divisões inferiores.

Por ser muito visado, o Paulistão está presente nas melhores casas de apostas do mercado, com uma vasta lista de possibilidades para se apostar, desde o possível campeão a longo prazo, como as mais clássicas modalidades como equipe vitoriosa, ambos marcam, escanteios – conhecidos também como cantos, gols marcados no jogo dentre outras possibilidades.

Estão presentes no Paulistão 2023: Água Santa, Botafogo, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Palmeiras, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Santo André, Santos, São Bento, São Bernardo e São Paulo.

Regulamento

As 16 equipes estão divididas em quatro grupos com quatro clubes cada. No entanto, estas não se enfrentam na fase de grupos, mas jogam contra os outros 12 times que não estão em suas chaves. No fim, ao término da 12ª rodada, os dois melhores se classificam para as quartas de final em jogo único, onde o líder de cada chave tem a vantagem do mando de campo e enfrenta o vice-líder. As semifinais e a final tem jogos de ida e volta. As duas equipes com as piores campanhas ao término da 1ª fase são rebaixadas para o Paulistão Série A2.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Maiores vencedores do Paulistão

Sendo uma das competições mais antigas do futebol brasileiro, o Paulistão tem como maior vencedor na história a equipe do Corinthians, com 30 títulos. Em seguida, vem o Palmeiras, com 24 conquistas, seguido de São Paulo e Santos, ambos com 22 conquistas.

Na última edição, o Palmeiras chegou ao 24ª título ao bater na grande final a equipe do São Paulo.

Como assistir ao Campeonato Paulista?

Todos os jogos do Campeonato Paulista possuem transmissão ao vivo. A competição, inclusive, tem um serviço de transmissão próprio, o Paulistão Play. Em algumas oportunidades, o canal no Youtube do Paulistão também exibe alguns jogos. Dos canais de TV aberta, a detentora dos direitos neste ano é a Record. Alguns jogos do Campeonato Paulista serão transmitidos pela TNT, junto com o Estádio TNT Sports e o HBO Max, assim como outros terão transmissão dos canais SporTV e do Premiere, ambos serviços do Grupo Globo.

A organização do Paulistão divulgou em suas redes sociais qual veículo de comunicação fará a transmissão de cada jogo da competição.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

O estado do Ceará contou com a presença de mais de 100 voluntários (Foto: Sal Filmes)

Praia do Cantagalo recebe mutirão de limpeza do Pacto Global da ONU e Instituto Fundo Limpo

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Saiba quais são as pesquisas relacionadas ao mercado de crédito