em

Leitura infantil: 6 dicas para incentivar esse hábito

A leitura é um hábito fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e jovens

Muitos pais se perguntam qual a idade ideal para começar a incentivar os filhos à leitura. De acordo com especialistas, esse hábito deve ser estimulado desde cedo, pois é durante a infância que as crianças estão mais propensas a absorver conhecimento.

Além disso, ler proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança. Neste artigo, vamos dar 6 dicas para você incentivar essa prática na criançada. 

Aproveite e veja também: Como os pais podem ajudar no período de alfabetização dos filhos.

Confira!

Qual a importância da leitura infantil?

A leitura é um hábito fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e jovens. Ela ajuda na aquisição do vocabulário, exercita a memória e alarga os horizontes do conhecimento. 

A leitura infantil tem vantagens tanto a curto como a longo prazo para as crianças e tem um papel importante no desenvolvimento intelectual das crianças, pois permite que elas aprendam novas palavras, façam conexões entre diversos conceitos e expandam seu conhecimento. 

Quanto mais a criança lê, melhor ela se comunica e mais rápido ela prossegue em sua aprendizagem. Além do desenvolvimento intelectual, a leitura infantil também é importante para o bem-estar emocional e social das crianças. Ela estimula o desenvolvimento da autoconfiança e da responsabilidade. 

Por meio da leitura, as crianças podem desenvolver a capacidade de pensar criticamente e aceitar opiniões diferentes, além de se tornarem curiosas sobre o mundo que as rodeia. A leitura também pode ajudar as crianças a se desenvolverem como pessoas mais sensíveis. 

Ela estimula a imaginação, permite que elas entendam melhor outras culturas e expande sua compreensão do mundo que as rodeia. E ela pode ajudar as crianças a lidarem melhor com suas emoções e desenvolver resiliência para lidar com os problemas da vida.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quando deve começar a incentivar a leitura infantil?

A leitura infantil deve ser incentivada desde pequenininho. Quanto mais cedo a criança começar a ler, melhor ela terá as oportunidades para adquirir novas habilidades e estímulos mentais. Os pais podem começar a incentivar a leitura infantil desde bebês, lendo histórias para eles todos os dias.

Quando as crianças forem mais velhas, você pode oferecer livros de nível adequado à sua faixa etária e incentivá-los à leitura. Por exemplo, você pode oferecer livros que envolvam assuntos interessantes para o seu filho, como animais de estimação, aventuras fantásticas ou personagens favoritos.

A leitura também vai normalmente fazer parte da rotina da criança quando ela estiver vivenciando um curso de língua portuguesa ou no curso de inglês. Além disso, recomenda-se que os pais e educadores proporcionem um ambiente de leitura estimulante para as crianças, como livrarias ou bibliotecas locais. 

Estes locais podem fornecer acesso a uma grande variedade de livros e outras formas de leitura.

6 dicas para incentivar a leitura infantil

Agora que você já entendeu a importância da leitura infantil e quando incentivá-la, é importante conhecer algumas dicas para incentivar os filhos a ler. 

Confira abaixo:

#1 Comece lendo para a criança

A leitura é um hábito que você pode iniciar com seu filho, comece lendo para ele mesmo quando ainda não sabe ler, assim ele vai entender que a leitura é algo divertido. 

Quanto mais cedo você incentivar a leitura, maiores são as chances de que seu filho desenvolva o hábito. Começar lendo as histórias clássicas é uma ótima maneira de estimular o interesse do seu filho por ler. 

São inúmeras opções como A Bela Adormecida, As Aventuras de Peter Pan e muitas outras que ajudam a despertar o interesse nas crianças. Outra opção é adquirir livros infantis. 

Hoje em dia existem diversos títulos de livros infantis, tanto clássicos quanto novos. Esta é uma ótima oportunidade para que seu filho descubra os livros e encontre aqueles que mais gosta.

#2 Transforme a leitura infantil em momentos de família

Quando a criança se sente parte da família, ela é mais disposta a participar das atividades. Faça da leitura um momento compartilhado com toda a família! 

Reserve alguns minutos do seu tempo para ler juntos, seja para você mesmo ler ou para que a criança leia e todos os outros escutem. Você também pode fazer rodas de leitura regulares onde todos da família leem uma história em voz alta e compartilham suas opiniões. 

Isso tornará a leitura mais divertida e interativa para todos.

#3 Combine atividades divertidas com a leitura

Criar uma programação com atividades divertidas para a criança associadas à leitura é uma ótima maneira de incentivar o hábito. Por exemplo, divida as páginas do livro em partes e combine com jogos de memória ou de adivinhação. Assim, a leitura vira um jogo divertido para a criança.

Você também pode incentivar seu filho a escrever as suas próprias histórias usando figuras e palavras. Estimular a criança a usar sua imaginação com desenhos e palavras fará com que ela se interesse mais pela leitura.

Além disso, você pode incentivar seu filho a ler livros de assuntos que ele gosta, como ficção científica, livros de arte ou livros de história. Isso fará com que a leitura se torne mais divertida e interessante para ele.

#4 Use a tecnologia

Atualmente, existem várias opções de livros infantis digitais que podem ser lidos em tablets e celulares. Estes títulos são divertidos e interativos, o que torna a leitura mais atraente para as crianças. A leitura digital por meio de kindle, por exemplo, também é uma ótima opção. 

Isso porque muitos livros são gratuitos ou custam pouco e podem ser acessados a qualquer momento em qualquer lugar. Para isso, basta ter o dispositivo Kindle em mãos e uma conta da Amazon que é ativada por assinatura digital.

Você também pode aproveitar os recursos da tecnologia para fazer pesquisas sobre determinado assunto que seu filho está lendo. Assim, ele ampliará ainda mais o conhecimento sobre o tema.

#5 Apresente diferentes gêneros literários

Oferecer a seu filho diferentes gêneros literários é uma ótima maneira de incentivar o interesse dele pela leitura. Por exemplo, apresenta contos infantis, romances, poesias, biografias e outros gêneros literários. 

Dessa forma, ele terá a chance de conhecer um pouco mais sobre cada gênero e descobrir aqueles que mais lhe agradam.

#6 Faça passeios em espaços culturais

Por fim, vale a pena visitar espaços culturais como bibliotecas, livrarias e museus. Isso auxiliará na introdução do hábito de ler em seu filho. Estes locais possuem diversos títulos que servem de inspiração para a leitura. 

Além disso, são aportes culturais importantes para o desenvolvimento da criança. Portanto, é imprescindível que os pais incentivem o hábito de ler desde cedo. Esta é uma excelente forma de preparar a criança para suas próximas fases da vida e auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico.

É importante oferecer diversas opções de leitura, combinar com atividades divertidas e usar a tecnologia para tornar a experiência ainda mais interessante. Por fim, não esqueçam de visitar bibliotecas, livrarias e museus! 

Estes locais podem ser fontes inesgotáveis de inspiração para a leitura. 

Usem e abusem dessas opções!

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Ilustração. Foto: Divulgação

Concurso público: Veja 5 mitos que te contam

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Barreiras passa por epidemia de Covid-19