Passar em concurso público é o sonho de muitas pessoas, porém, esse sonho se torna um pesadelo para a maioria, que acaba desistindo, antes mesmo de começar os estudos por conta de diversos mitos que existem sobre esses processos seletivos.
Nesse artigo, vamos desvendar 5 desses mitos e te mostrar como você pode vencê-los!
Por que é tão difícil passar em concurso público?
Um concurso público é um processo de seleção muito difícil de passar. Exigem um alto nível de conhecimentos técnicos e acadêmicos, bem como uma dedicação extrema à preparação do candidato. O nível de exigência dos candidatos é muito alto.
As provas cobrem uma ampla gama de tópicos, exigindo profundos conhecimentos em áreas específicas. Além disso, as questões dificultam a solução do problema e exigem que o candidato use suas habilidades críticas para encontrar a resposta correta.
O número de candidatos é muitas vezes elevado, o que aumenta a competição e dificulta a seleção dos melhores candidatos. Por exemplo, para alguns cargos públicos, o número de candidatos tem sido conhecido por ultrapassar os milhares.
A preparação para o concurso também exige muita dedicação e tempo. Os candidatos precisam estudar profundamente a matéria da prova, trabalhar em questões práticas e conhecer as regras do concurso para ter chance de passar.
Tudo isso acaba fazendo com que os concursos sejam um desafio ainda maior e muito difícil de ser superado. No entanto, aqueles que estão dispostos a trabalhar duro podem encontrar sucesso nesse processo, conquistando assim o cargo desejado.
Dicas para se preparar para concurso público
Ok, passar em um concurso pode ser bem difícil por conta das exigências mencionadas acima, aas isso não quer dizer que é impossível. Existem algumas dicas que podem ajudar você a se preparar da melhor maneira para os testes.
Vamos conhecer:
1. Planeje-se: é importante definir um cronograma para sua preparação, pois isso dará uma estrutura e direcionamento para seus estudos.
2. Estude a prova: faça leituras sobre as matérias da prova, reveja os assuntos que caem com mais frequência e aprofunde-se quanto às questões práticas.
3. Faça simulados: resolva questões anteriores para treinar o seu raciocínio e obter um bom resultado.
4. Escolha uma área e concentre-se nela: foque em um concurso público que ofereça aquele cargo que você tanto deseja. Não adianta querer fazer inúmeros concursos para diferentes áreas e não conseguir se dedicar com afinco a nenhuma delas. Essa dica serve para a escolha do business school, da faculdade ou pós-graduação.
5. Tire suas dúvidas: quando surgirem dúvidas, busque ajuda de professores e amigos. Essa é uma ótima maneira de melhorar os seus conhecimentos e obter sucesso na prova.
6. Descanse: não deixe de descansar e se divertir. Essas atividades são fundamentais para manter a motivação necessária, principalmente nos momentos mais difíceis.
Essas são algumas das principais dicas que com certeza te ajudarão a conquistar o sonho da aprovação.
5 mitos que te contam sobre concurso público
Agora que você já conhece as principais dicas para se preparar adequadamente para concurso, vamos desvendar 5 mitos que te contam, principalmente sobre esses processos de seleção, para que isso não o prejudique na sua jornada.
Aproveite e veja nosso artigo: Qual a melhor maneira de escolher qual concurso público fazer?
#1 Esperar o edital para iniciar os estudos
Muitos candidatos acham que devem esperar o edital para começar os estudos. Isso não é verdade! A prova cobra conhecimentos básicos sobre assuntos comuns, então é importante já ter um bom embasamento antes mesmo do edital ser publicado.
Matérias como língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática e noções de direito constitucional e administrativo são fundamentais. Então é importante começar a se preparar desde já, mesmo que o edital do concurso pretendido ainda não tenha sido divulgado.
#2 Estudar todas as disciplinas na mesma intensidade
A prova do concurso vai cobrar diferentes disciplinas com diferentes graus de importância. Por isso, é importante identificar qual delas será cobrada mais e dedicar o maior tempo de estudos para essa matéria específica.
Isso não significa desprezar as demais disciplinas, mas sim focar-se naquela que pode ter maior relevância para sua aprovação no concurso. Assim você consegue se preparar da melhor forma e aumentar suas chances de aprovação.
Revise os concursos anteriores e veja que disciplinas foram cobradas com maior frequência para que você saiba quais as principais matérias a serem estudadas.
#3 Somente os mais inteligentes passam nos concursos públicos
Muita gente acredita que para passar em concurso público, é preciso ter uma inteligência fora do comum. Mas isso não é verdade! É claro que a inteligência de cada um influencia no desempenho na prova, mas não é o único fator determinante.
O que realmente conta para se destacar em um concurso público são a dedicação, o planejamento e a execução dos estudos, além da capacidade de administrar o tempo e se manter motivado.
Portanto, qualquer pessoa com essas habilidades pode ser aprovada em um concurso independentemente de ter notas altíssimas na escola ou ter passado por vestibulares difíceis.
#4 Só estudar vai te preparar para o concurso
Apenas estudar não é suficiente para passar no concurso. Para obter um bom resultado, é necessário criar um bom plano de estudos e aplicar técnicas que sejam adequadas para seu ritmo e capacidade de aprendizagem.
É imprescindível também treinar respondendo questões de concursos anteriores, pois assim você vai se familiarizar com o estilo de prova e poderá identificar melhor quais são as suas áreas de maior dificuldade para que possa aplicar uma preparação mais assertiva.
É importante também não descuidar da saúde, porque estudar por muito tempo pode causar cansaço mental e físico. Faça atividades que ajudam a relaxar, como ler um livro, ver um filme, tocar um instrumento ou praticar algum esporte.
#5 É necessário estudar toda hora útil do dia
Muitos candidatos acreditam que para passar no concurso é preciso estudar toda hora útil do dia, mas isso não é recomendado. Você deve estabelecer metas realistas e cumpri-las com máximo zelo. Estudar por muito tempo seguido pode ser desgastante e pode até mesmo ser prejudicial para o seu rendimento.
É importante que você descanse e faça outras tarefas para poder se recompor do cansaço mental e ter mais foco nos estudos. Portanto, estabeleça um cronograma realista que te permita descansar entre as horas de estudo.
Assim você conseguirá absorver melhor os conteúdos e ter um desempenho mais satisfatório na prova. Com essas dicas, você estará melhor preparado para conquistar o seu cargo público.
Veja também: SP, RJ e MG são os estados que mais procuram por cursos preparatórios para concursos públicos.