em

Conheça os 10 maiores erros que podem zerar a redação do Enem

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser zerada de duas formas: geral ou por competências; confira dicas dos professores da Plataforma Professor Ferretto, focada no exame

Faltam menos de 30 dias para o Enem, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, e 3.396.632 alunos de todo o Brasil se inscreveram para a avaliação. No primeiro dia, será aplicada a prova de Redação, além das matérias de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. E, no segundo dia, acontecerão as provas das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza.

Muitos alunos têm dificuldade na hora de elaborar a Redação, seja por não estarem a par do assunto que está sendo discutido, seja por não conseguirem desenvolver bem as ideias no papel. A Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online focado na preparação para o Enem e vestibulares – auxilia os estudantes a identificarem e evitarem os principais erros que podem zerar a sua pontuação na Redação.  

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

“Com a data das provas se aproximando, geralmente são divulgadas listas de possíveis temas de Redação. No entanto, muitos alunos não se informam a respeito, e, por isso, na hora da prova não conseguem dissertar de forma que atinja uma pontuação alta”, explica João Filho, professor de Redação da plataforma. 

Pensando nisso, ele listou os 10 maiores erros que os alunos cometem. Segundo o edital de 2018, publicado em 26 de março de 2019,  a banca avaliadora do Enem pode atribuir nota “zero” ou tirar pontos às redações em que o candidato:

Fugir do assunto ou da estrutura textual (Zera)

Muitas vezes, não há uma compreensão do assunto que está sendo abordado, e dessa forma, os estudantes acabam fugindo totalmente da proposta. 

“É importante lembrar que, na hora de escrever sua redação, o texto precisa estar estruturado de forma dissertativa argumentativa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão”, pontua o docente.

Utilizar operadores argumentativos (Perde pontos)

Escrever uma Redação com palavras ou períodos dos apostos de forma desconexa com o assunto do texto “gera uma ausência de coesão e conectivos, o que é necessário em uma dissertação argumentativa”, explica o professor. 

Desenvolver o texto fora do local indicado (Zera)

As redações que não estiverem na folha destinada à ela serão desconsideradas na hora da correção das provas, pois são avaliadas como “em branco”.

O professor, ressalta: ‘’É preciso se atentar quando for começar a escrever, pois quando escrito no local errado, a redação não é aceita, e com isso o vestibulando acaba zerando a disciplina por desatenção’’, alerta ele.

Abordar o assunto de forma parcial (Perde pontos)

O tema da Redação do Enem é baseado em tópicos que estão em evidência, por isso, é importante ficar atento em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo, assim, é possível desenvolver um argumento mais completo. 

“Ao focar apenas no tema principal, há uma falta de informações que podem ser incluídas no texto, fazendo com que esta competência não atinja a pontuação máxima”, explica João Filho.

Texto insuficiente (Zera)

As redações do Enem possuem uma quantidade de linhas exatas para sua elaboração. Portanto, é importante se organizar para que todas as ideias sejam colocadas corretamente e não ultrapassem o limite destinado. É de extrema importância que o texto tenha no mínimo 7 linhas, e no máximo 30. 

“As redações com uma quantidade insuficiente de linhas são zeradas de forma automática. Vale lembrar que os textos que possuem cópia da proposta ou do caderno de questões terão as linhas desconsideradas. Ou seja, se o aluno escreveu uma redação de 15 linhas mas pegou 9 partes de outros textos, a avaliação final vai considerar apenas 6 linhas de desenvolvimento, fazendo com que a Redação seja insuficiente para gerar uma nota”, afirma  o professor.

Utilizar repertório e conhecimento de outras áreas (Perde pontos)

Como vimos em um tópico mais acima, a cópia da proposta sugerida ou do caderno de questões, pode fazer com que partes do seu texto sejam desconsideradas. “Dessa forma, é necessário que a redação seja desenvolvida de forma original, sem inclusão de outros assuntos ou transcrição do tema”, ensina João Filho.

Linguagem informal (Zera)

Neste caso, quando as redações apresentarem impropérios, elas serão desconsideradas na correção. 

O docente explica: “É importante que os textos sejam escritos em uma linguagem formal. Quando há qualquer tipo de palavras e/ou expressões grosseiras, inadequadas, desonrosas ou desenhos, a bancada avaliadora zera a redação”, diz.

Redigir de forma desconexa com o tema (Zera)

É imprescindível que todo o texto esteja relacionado com o assunto abordado pelo Exame Nacional do Ensino Médio. 

“Se houver qualquer tipo de troca de assunto ao decorrer da redação, ela poderá ser anulada. Portanto, é necessário que foque no que foi sugerido, e discorra o texto trazendo pontos que são pertinentes e relevantes”, comenta.

Assinar ou rubricar no espaço de Redação (Zera)

A folha de Redação é totalmente destinada ao desenvolvimento do texto, não sendo permitido qualquer tipo de assinatura ou rubricas.

“Muitos vestibulandos gostam de fazer anotações das provas, ou até mesmo resolver algumas contas, mas é preciso se atentar para não acabar riscando a folha que é destinada à Redação, pois a mesma não permite rabiscos que não sejam o texto”, resume João Filho. 

Escrever em outras línguas ou com letras ilegíveis (Zera)

As provas do Enem são realizadas no Brasil, por isso, é importante que ela esteja totalmente escrita na Língua Portuguesa e em letra legível. Caso haja algum tipo de divergência na redação, ela será zerada de forma automática. 

João faz uma observação: “Sabemos que, na prova de Humanas, o vestibulando pode escolher entre as matérias de Inglês e Espanhol. Sendo assim, apenas nesses pontos eles podem fazer anotações em outras línguas. Quando falamos da Redação em si, é imprescindível estar escrita em Português e com letra legível, para que a banca possa entender tudo que foi redigido”, conclui o docente.

Veja mais conteúdos sobre Enem

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Ricardo Stuckert/PT)

Novo Brasil evangélico será desafio para o governo Lula

Apoiadores de Bolsonaro não aceitam resultado do pleito e falam em fraude nas urnas (Foto: Reprodução)

Bolsonaristas defendem intervenção militar no Telegram após resultado das eleições