em

ENEM: quais alimentos devo consumir no dia do exame?

Especialistas da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul apontam quais são as comidas que os candidatos devem priorizar para irem bem na prova

Uma das grandes dúvidas dos vestibulandos que vão prestar o ENEM é em relação a alimentação, visto que as provas são extensas, cansativas e de longa duração. Por isso, os participantes precisam lembrar de preparar um petisco para comer enquanto estiverem fazendo o exame, já que ficar com fome prejudica o raciocínio, corpo e até o desempenho na prova. 

Camila Raymundo Farias, nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul no Campus Anália Franco, ressalta que “antes da prova, é aconselhável consumir alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico para manter o nível adequado de açúcar no sangue e alimentos que promovam o relaxamento e a concentração. Durante a prova são boas opções as barras de cereais e snacks saudáveis, por exemplo, as frutas secas ou desidratadas, bolachas sem recheio, os sanduíches e sucos naturais.” 

Isabella Aparecida Médice Urbano, nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul no Campus São Miguel, ressalta que, antes da prova, o consumo de alimentos com alto teor de gorduras e proteínas, molhos condimentados e refeições muito volumosas não são aconselháveis, já que prejudicam a digestão, deixando-a mais lenta e podendo causar mal-estar. “O organismo acaba voltando toda a sua energia para a realização da digestão, causando uma queda da concentração, raciocínio e maior sonolência no momento do exame.” 

É importante se alimentar pelo menos duas horas antes da prova, de forma a garantir uma boa reserva de glicose no sangue. Dessa forma, evita-se fadiga, tremores, indisposições e até um desmaio. Além disso, realizar ou adquirir as refeições em locais que garantam alimentos de boa procedência é um fator importante para evitar uma intoxicação alimentar. 

“Comidas com alto nível de cafeína e açúcar como café, refrigerantes, energéticos e doces, mesmo sendo os mais escolhidos entre os estudantes, não são recomendados quando consumidos em excesso, pois podem causar fome demasiada, dores de cabeça, intestino solto, fadiga, hiperatividade e ainda gerar falta de concentração, tendo o efeito totalmente contrário ao esperado”, lembra Leilane Giglio Canelhas de Abreu, nutricionista da Clínica-Escola de Nutrição do Campus Paulista da Universidade Cruzeiro do Sul. 

Quais bebidas devo tomar? 

Durante a prova é recomendado o consumo de água. Esta é considerada a melhor opção para se hidratar, amenizar boca seca, evitar sede e auxiliar no controle da temperatura corporal e no fluxo sanguíneo necessário para a manutenção do corpo e concentração. 

“É muito importante evitar bebidas que precisam de refrigeração, à base de leite, suco de frutas, vitaminas e refrigerantes, pois elas podem acabar estragando e automaticamente causar enjoo, desconforto abdominal, dores estomacais intensas, gases e soltar o intestino”, explica Camila. 

A nutricionista salienta que existem alimentos ou bebidas que ajudam a manter o foco e que devem fazer parte da nossa alimentação cotidiana, pois estão associados com melhora da saúde cognitiva, cerebral e mental. Dentre eles estão os alimentos ricos em Colina (vitamina B8), Ômega 3, Probióticos, Fibras, Cafeína, Gorduras boas, Chás calmantes e Triptofano. 

“O consumo de colina (vitamina B8), ômega 3, probióticos, fibras, cafeína, gorduras boas, chás calmantes, alimentos ricos em triptofano, uma alimentação equilibrada, entre outros compostos, estão associados a melhor função cerebral, concentração, qualidade do sono, saúde mental, entre outros”, ressalta Leilane Giglio. 

Por fim, Camila Farias recomenda que os candidatos levem apenas o necessário para melhorar a cognição, evitar um longo período em jejum e auxiliar na concentração e na manutenção dos níveis de glicose no sangue. “O ideal é planejar o que vai levar e preferir alimentos saudáveis, fáceis, que não precisam de refrigeração, que não estragam com facilidade e que não vão de nenhuma maneira atrapalhar em todo o período da avaliação. São permitidos alimentos industrializados lacrados como chocolate, barra de cereal, biscoitos, salgadinhos, doces e alimentos naturais como sanduíches, sequilho, amendoim, castanhas, salgados assados, frutas e legumes de fácil ingestão em potes ou embalagens transparentes.”

*Colaboração de XCOM

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

4 razões para começar a buscar um novo emprego

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que não fazer para desentupir tubulação de casa