em

Novo Ensino Médio: formato começou a ser implementado já em 2022

Novo formato começou a ser implantado em todas as turmas de 1º ano em 2022; o modelo vale para escolas públicas e privadas

A partir desse ano, todas as turmas da primeira série do ensino médio, de escolas públicas e privadas, devem aplicar o novo formato de ensino estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, o chamado Novo Ensino Médio. A lei, aprovada em 2017, alterou as diretrizes e bases da educação básica, e propôs novas regras para o ensino médio, que, a partir de agora, deve seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o novo formato, as escolas deverão ampliar, de modo gradativo, a carga horária mínima do ano letivo, que deve chegar a 1.400 horas, divididas em 200 dias letivos. Nesse primeiro momento, poderão ser oferecidas turmas com mil horas anuais. Ou seja, nesse primeiro momento, as escolas podem oferecer turmas com duração de cinco horas diárias, mas o ideal é que ela chegue a 7 ou 8 horas por dia letivo, tornando o ensino integral.

Além do aumento da carga horária, há também mudanças na grade curricular, que passa a ofertar disciplinas no formato de módulos ou créditos, divididas por semestre, como ocorre nas universidades e faculdades de ensino superior. Os módulos determinados pela lei serão divididos em cinco grandes áreas de conhecimento: linguagem e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciência da natureza e suas tecnologias; e formação técnica e profissionalizante. As disciplinas de língua portuguesa, matemática e inglês serão obrigatórias em todo o ensino médio.

O objetivo do Ministério da Educação com essas mudanças é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo uma formação mais atualizada; além disso, o MEC quer equiparar o ensino brasileiro ao ensino dos países com os melhores índices educacionais, que adotam esse sistema de ensino modular. O principal argumento é que o Brasil, atualmente, oferta 13 disciplinas obrigatórias, em apenas 4 horas de aula por dia, ou seja, não consegue aprofundar o conteúdo em sala de aula, fazendo com que a maioria dos estudantes tenha uma formação rasa. E com essa nova formulação, seria possível aprofundar os temas na formação dos estudantes.

Todavia, como o novo formato vai apresentar mudanças na grade, e o aluno vai deixar de ver algumas disciplinas no ensino médio, a depender da linha que escolher seguir, é interessante que esse estudante busque por um cursinho online ou presencial após o ensino médio, para se preparar para o vestibular. Afinal, a maioria dos vestibulares não deu nenhum sinal de que vai modificar os seus formatos para se adequar ao novo modelo de ensino. 

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile