em

Preparando-se para um concurso público? Confira 5 dicas para começar os estudos

Todo ano, são publicados vários concursos públicos das mais variadas áreas, com faixas salariais que variam de acordo com a vaga, além de estabilidade, o sonho dos concurseiros

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Passar em um concurso público é um grande desejo da maior parte dos brasileiros na atualidade. Saber que, mesmo em épocas de incertezas, você tem o seu emprego garantido pode trazer paz e tranquilidade para muitos.

Não somente por causa disso, também existem diversos cursos de graduação que, para se ter uma posição relativamente alta na carreira, é necessário um concurso público. Por exemplo, curso de direito, medicina e mais alguns outros, dependendo da área. Por isso, separamos aqui algumas dicas para ajudar você a passar em um concurso público e conseguir a tão almejada estabilidade. 

1 – Procure uma área com a qual se identifique

Parece algo bobo quando falamos assim, mas é de extrema importância escolher uma área para atuar na hora de escolher um concurso. Isso porque a estabilidade sugere que você não vai ser demitido, então já pensou se dedicar por meses com estudos exaustivos para que, quando chegar na hora de trabalhar, você odiar o seu emprego?

Focar somente no salário é uma armadilha em que muitos caem. Por isso, procurar áreas que você tem maior afinidade é uma garantia certa de que o seu tempo como concursado ao menos vai ser algo muito bom.

2 – Programe-se para os seus estudos

Jamais espere o edital da sua prova sair, porque, em alguns casos, o edital sai com um prazo curtíssimo para você se preparar adequadamente para um concurso público – cerca de dois a três meses da prova.

Por isso, após você decidir a sua área e para qual vaga vai prestar o concurso, o ideal é pegar editais de provas anteriores para já ir estudando, com base no que a prova costuma pedir. E com uma base, quando chegar o seu edital, a absorção das matérias exigidas vai ser muito mais fácil.

3 – Prepare um plano de estudos

Decidiu qual concurso quer seguir? Já procurou o edital e viu o que cai? Agora é hora de montar o seu plano de estudos. Separe as matérias que você tem mais dificuldade, dando mais foco nelas, mas não se esquecendo das que você já tem facilidade para absorver, para que assim não venha a esquecê-las.

4 – Faça e siga um cronograma de estudos

Atrelado diretamente à terceira dica, o cronograma de estudos leva em conta a sua realidade. Não adianta nada você realizar um plano de estudos extenso e exaustivo, sendo que você precisa trabalhar no dia seguinte. Um planejamento com base na sua rotina evita muitas frustrações.

5 – Faça exercícios do que você está estudando

A resolução de exercícios garante 70% da sua aprovação. Ajuda muito realizar provas antigas, não somente para medir seu conhecimento, como também para te dar um norte de onde precisa ou não melhorar em sua rotina de estudos.

Realizando as atividades, você consegue entender melhor como a prova funciona, e pode até mesmo conseguir algumas formas que te ajudem na hora da prova. Por isso, é essencial conciliar o estudo teórico com as atividades envolvidas.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Divulgação)

Bahia atinge 10.980 casos ativos de Covid-19; 23 óbitos são registrados

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Pensando em comprar um carro? Conheça algumas das melhores formas de financiar o seu veículo