em

Alfabetização infantil: como preparar o seu filho para esse momento

Confira dicas para ajudar no processo de alfabetização da criança

Ao longo da infância, a criança passa a desenvolver diferentes habilidades, e suas capacidades mentais, motoras e linguísticas também vão aos poucos evoluindo. Existem crianças que aprendem a andar ou a falar até antes do que é considerado “normal”, e todos os processos devem ser acompanhados pelos pais e pelo pediatra responsável. Por volta dos 6 anos de idade, quando a criança já está inserida no ambiente escolar, a alfabetização também é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento da criança. Afinal, essa etapa ajudará a moldar suas capacidades de se comunicar, e deve ser feita com muita atenção e respeito ao tempo da própria criança.

Muitos pais se perguntam quando é o momento correto de iniciar a alfabetização de seus filhos e como prepará-los para esse processo. Fato é que a alfabetização vai muito além de ensinar apenas o “B + A = BA” para a criança. 

O que deve ser considerado na hora de alfabetizar

Antes da alfabetização, é necessário pensar no letramento da criança. Isso significa que, muito além de saber ler e escrever, os indivíduos precisam aplicar essas capacidades e ter discernimento dos tipos de linguagem e interpretação de texto para uma compreensão linguística apurada. O letramento nada mais é do que aplicar a alfabetização socialmente nas relações e na formação como cidadão e indivíduo.

Por isso, antes de pensar apenas no processo de alfabetizar o seu filho, deve-se pensar na sua formação global – inclusive, o raciocínio lógico e as noções de ética e cidadania. Isso ajuda a identificar contextos linguísticos.

Dicas para preparar o seu filho para a alfabetização

Conforme dito anteriormente, a criança precisa ser alfabetizada e letrada, e é por isso que o hábito de contar histórias para as crianças é algo crucial para a sua formação. As histórias inserem na criança o mundo ilimitado das palavras e o que elas podem construir na nossa imaginação, de como elas são compreendidas universalmente. Além de ser divertido, ainda é muito benéfico para o desenvolvimento infantil. Da mesma maneira, músicas também auxiliam nesse processo, podendo afetar a questão da memória, uma vez que a criança passará a identificar o começo, o meio e o fim das canções.

Várias apostilas para educação infantil também trazem instruções sobre a alfabetização correta das crianças, correlacionando esse mundo com a literatura, a música e outras formas de estímulo da alfabetização. Com essas ferramentas e uma boa educação, seu filho se tornará um cidadão letrado e alfabetizado com um desenvolvimento saudável.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

Sair da versão mobile