em

5 carreiras da Química para se especializar após a graduação

Formação no curso permite atuação em diversos setores que são essenciais na promoção de bem-estar e estão presentes no nosso cotidiano

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A Química é uma ciência exata que estuda as propriedades, constituição, reações e transformações de matérias e a energia que faz parte desses processos. Ela é conhecida por estar intimamente ligada a outras ciências naturais, como Biologia, Física e Matemática, e é de fundamental importância para diversos segmentos da economia que promovem bem-estar e estão presentes no nosso dia a dia. A graduação no curso prepara profissionais para a atuação em várias áreas; portanto, preparamos uma lista com as principais delas.

Química alimentar

Conhecido também como Química dos Alimentos, esse ramo da química trabalha no setor alimentício, estudando a composição de alimentos e o desenvolvimento de novos produtos do setor. Além disso, o profissional também pode fazer parte do controle de qualidade dessas mercadorias, trabalho que é de suma importância para respeitar normas especificadas pela Anvisa e manter padrões satisfatórios.

Química ambiental

Essa área trabalha com as reações químicas que ocorrem no meio ambiente de forma natural ou por interferência de outros agentes, como o ser humano. O profissional que se dedica a esse setor deve ser capaz de entender conceitos de áreas correlatas, como biologia, ecologia e geografia, e pode trabalhar com perícias, vistorias, avaliações e também organizar disposições para a proteção ambiental, acompanhar o tratamento e descarte de resíduos industriais para controlar riscos de contaminação.

Química forense

Os profissionais que se especializam nesse segmento aplicam os conceitos da química em investigações ou perícias criminais. Eles utilizam técnicas de toxicologia e bioquímica para colher resíduos ou materiais em cenas de crimes ou acidentes como assassinatos, envenenamentos, adulterações de processos, entre outras situações, e também podem ser consultados para dar pareceres em processos judiciais.

Química industrial

Os químicos são essenciais para o desenvolvimento tecnológico, trabalhando na investigação de processos industriais que abrangem a elaboração de novos produtos ou compostos químicos, a partir da composição, reação e transformação de substâncias. Os profissionais também podem estudar a melhor forma de não haver desperdício de insumos e diminuir as impurezas nos produtos gerados.

Química medicinal

Esse ramo, que também pode ser chamado de química farmacêutica, é um setor em ascensão no Brasil atualmente. Os químicos que trabalham nesse segmento se preocupam em desenvolver e aperfeiçoar a produção de remédios ou medicamentos, empregando conceitos comuns à biologia, farmacologia e biomedicina.

Os profissionais formados no curso de Química precisam realizar o registro no Conselho Regional de Química (CRQ) para poder atuar nessas variadas áreas. Além disso, é possível desempenhar funções e trabalhar no próprio conselho, como o cargo de fiscal do concurso CRQ BA, que possui edital aberto. Nesse caso, o profissional será responsável por realizar a monitoração e fiscalização do exercício da profissão.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Mulheres representam mais de 60% dos viajantes no começo do primeiro semestre deste ano, aponta ViajaNet

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 11 óbitos por Covid-19; sistemas do Ministério da Saúde permanecem indisponíveis