em

Relação entre pós-graduação e aumento do salário

Veja tudo o que você precisa saber sobre a relação entre pós-graduação e o aumento salarial

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O grande objetivo da maioria das pessoas é aumentar a valorização do currículo e consequentemente conseguir um bom salário. Para isso, muitos profissionais acabam optando por investir em cursos de graduação e pós-graduação com o objetivo de conquistar esse aumento.

Segundo a 54ª edição da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, investir em cursos de graduação e pós-graduação causa impacto direto no salário do profissional. Nos cargos de analista, por exemplo, optar por uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%.

Veja tudo o que você precisa saber sobre a relação entre pós-graduação e o aumento salarial:

Investimento que gera valorização

Investir em uma pós-graduação demanda tempo, disponibilidade, esforço e principalmente recursos financeiros. No entanto, esse tipo de investimento gera valorização e bons resultados a longo prazo.

Cada área possui suas especificidades, existem ramos em que os cursos de especialização são a melhor opção, para outros um MBA é a melhor alternativa, já para os profissionais que desejam atuar na docência ou pesquisa, por exemplo, com certeza o investimento em mestrado e doutorado é o ideal.

O impacto na remuneração depende da área e do curso de pós-graduação. Entretanto, em praticamente todos os níveis hierárquicos, as pessoas melhores qualificadas costumam receber salários maiores.

Educação continuada

Por esse motivo, para construir uma carreira sólida e possuir um currículo valorizado, o investimento em educação é fundamental. Principalmente nos dias atuais, onde os avanços tecnológicos estão acontecendo a todo momento, é muito importante estar sempre atualizado de novos processos e conceitos. Investir em educação continuada garante que o profissional nunca esteja ultrapassado, pelo contrário, investir em cursos de pós-graduação garante que ele esteja sempre atualizado.

Escolha o curso certo

Vale sempre lembrar que cada área de atuação possui as suas necessidades e especificações. Além disso, cada profissional almeja um objetivo e tem suas limitações, sejam elas de recursos financeiros, tempo ou disponibilidade. Por esse motivo, é importante que o profissional pesquise sobre o curso e sobre a área de atuação, veja referências e principalmente sonde o mercado. Procure por colegas profissionais que sejam da sua área de atuação.

Por fim, esteja atento às suas limitações, pense em como você fará para conciliar o trabalho, a vida pessoal e uma pós-graduação. Existem muitas opções de pós-graduação EAD, que são ideais para pessoas que não possuem disponibilidade para se deslocar para uma faculdade, por exemplo. Planeje a escolha do curso, estude a possibilidade de fazer uma pós-graduação a distância ou não, esteja sempre atento ao que cabe no seu bolso e no seu tempo.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que é e por que fazer impermeabilização de sofá?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Conheça os sapatos que não podem faltar no seu armário