em

Inep possui manual online para contribuir com os estudos e aumentar desempenho na prova do Enem

Material disponível no portal do Inep é mais uma alternativa de estudo aos vestibulandos

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que costumava ser realizado entre outubro e novembro de cada ano, teve seu calendário alterado neste ano para janeiro e fevereiro de 2021. Segundo informações divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), os estudantes que escolheram pela opção impressa realizarão as provas nos dias 17 e 25 de janeiro. Já os estudantes que se inscreveram para a prova digital farão o exame nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Mesmo com a pressão e ansiedade comumente existentes em um período pré-vestibular, os vestibulandos terão mais tempo para se dedicar aos estudos e aprimorar o conhecimento. Pensando nisso, além de consultar livros e sites para estudar, os vestibulandos podem consultar o portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O site possui manual online, com informações detalhadas sobre o Enem e materiais preparados exclusivamente para auxiliar os estudantes a se preparem melhor e terem um bom desempenho na realização da prova. 

Lá, é possível consultar o que estudar para o Enem, visto que, entre os materiais disponibilizados, estão a cartilha de redação, provas e gabaritos de exames dos anos anteriores e explicações sobre como é feita a avaliação de cada área de conhecimento no vestibular. Para consultar essas informações, basta acessar a página do Enem no portal do Inep: https://enem.inep.gov.br/antes#prepare-se-para-provas 

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Enem também possui aplicativo

Além do manual existente no portal do Inep, o Enem tem um aplicativo que também contribui para os estudos. Ali, os vestibulandos podem consultar cronogramas, notícias sobre o vestibular, tirar dúvidas e realizar simulados. 

Ademais, é possível acessar o local de prova, gabaritos, resultados, entre outras informações antes e depois da realização da prova. O aplicativo possui versões para iOS e Android. Para encontrá-lo, basta procurar por “Enem” na Apple ou Play Store, que estará disponível na seção de aplicativos do Governo Federal ou do próprio Inep. 

Como aprimorar o desempenho na prova?

Para que o vestibulando se dê bem no Enem, é preciso se preparar com antecedência. Conhecer bem o edital e o conteúdo programático das provas é o primeiro passo para criar um cronograma de estudos. 

Seguindo isso, é possível priorizar as matérias em que há mais dúvidas e se dedicar mais. Realizar as provas anteriores é uma boa maneira de compreender os temas principais e saber qual matéria exige mais atenção e foco nos estudos. Além disso, a redação é avaliada à parte, e tirar uma boa nota nela garante boas possibilidades. Portanto, treine sua escrita com temas da atualidade e que podem cair no Enem. E não se esqueça de se manter atualizado em relação aos acontecimentos do país e do mundo.

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Prefeitura de Salvador e Sebrae oferecem curso gratuito para pequenos negócios

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como funcionam as apostas em jogos de bingo online?