em

Escolas estaduais se mobilizam para atualizar CPF dos estudantes para acesso ao vale-alimentação

As escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia estão mobilizadas na atualização cadastral dos estudantes, cujo CPF deles, dos pais ou responsável não foi informado à escola, no ato da matrícula. O atendimento está sendo realizado por telefone, grupos de WhatsApp das turmas, e-mail e, até mesmo, com o […]

(Foto: Divulgação)

As escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia estão mobilizadas na atualização cadastral dos estudantes, cujo CPF deles, dos pais ou responsável não foi informado à escola, no ato da matrícula. O atendimento está sendo realizado por telefone, grupos de WhatsApp das turmas, e-mail e, até mesmo, com o uso das redes sociais. O número do CPF dos estudantes é necessário para que os 800 mil estudantes da rede tenham acesso ao benefício do vale-alimentação estudantil, devido à suspensão das aulas por causa da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

As escolas estão entrando em contato com os estudantes e os mesmos também podem entrar em contato com a escola, por telefone. Outra opção é atualizar pela internet no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou direto no link do sistema (siadiante.educacao.ba.gov.br). As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 284 0011 ou através do contato de WhatsApp (71) 99911-7631.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para o projeto Vale-alimentação Estudantil foram destinados recursos do próprio Estado, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCEP), no valor de R$ 44 milhões. Cada estudante receberá R$ 55 para compras diretamente nos supermercados credenciados ou por meio do cartão alimentação.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância do atendimento realizado pelas escolas para a atualização do cadastro. “Nós temos 800 mil estudantes em toda a rede e destes nós já tínhamos o CPF de quase 600 mil, por conta da matrícula, e, de segunda para cá, já conseguimos atualizar o cadastro de cerca de 70 mil estudantes. Quero agradecer o esforço dos nossos diretores, funcionários e professores que reabriram as unidades para o atendimento, com a equipe limitada, com o objetivo de ligar para os estudantes”, destacou.

Segundo o diretor Erweuter Volkart, do Colégio Estadual Rotary, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, o processo de atualização está acontecendo de forma rápida e dinâmica. “Fizemos um levantamento por cadastro para verificar os responsáveis que não tinham informados o CPF e estamos entrando em contato por telefone, e-mail e mandando mensagem pelo WhatsApp para atualizar esse dado importante”, afirmou.

O mesmo está ocorrendo no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, situado no bairro do Cabula, também em Salvador. “Criamos três e-mails para atender cada série do Ensino Médio e outro para o Tempo de Aprender. Como já possuímos os grupos de líderes de cada turno, socializamos os endereços de encaminhamento da informação apenas para os estudantes que constam na relação de pendência. Nosso atendimento está todo por telefone e on-line para preservar nossos servidores que estão de plantão”, informou o vice-diretor José Domingos de Oliveira Neto.

No interior do Estado, a atualização cadastral também está a todo vapor. É o caso do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, localizado em Jaguaquara. “Estamos ligando para os telefones dos estudantes e colocamos uma nota nas redes sociais da escola para ter mais agilidade na atualização, visto que eles estão sempre conectados nas redes. Esta iniciativa do governo é muito importante, visto que muitos estudantes encontram na merenda escolar uma das suas principais refeições”, destacou a diretora Samara Macêdo.Suspensão das aulas – O Governo do Estado prorrogou até o dia 03 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado,  desta quarta-feira (15), que altera o  Decreto n° 19.586, e visa o isolamento social para conter a disseminação do Coronavírus na Bahia

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Como lidar com criança na quarentena

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 967 casos confirmados de Covid-19