em

Plano de estudo chega a estudantes em Santa Maria da Vitória pela internet e por chamadas telefônicas convencionais

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Logo após a veiculação da suspensão temporária das aulas para fins de prevenção à propagação do Coronavírus (COVID-19), professores, gestores e colegiado escolar do Centro Estadual de Educação Santamariense, no município de Santa Maria da Vitória, localizado no Oeste baiano (a 867 km de Salvador), se mobilizaram para buscar alternativas que promovessem o engajamento e o aprendizado dos estudantes neste período. Com o uso de grupos pelo WhatsApp e a utilização do Google Sala de Aula, através do projeto e-Nova, foi elaborado um plano de estudo e os alunos estão recebendo atividades supervisionadas por área do conhecimento. Para quem não tem acesso à internet, estão sendo utilizados os materiais didáticos da escola com apoio de chamada telefônica convencional.

“A nossa preocupação foi que a suspensão total das atividades escolares provocasse um prejuízo em todo o percurso formativo dos estudantes regularmente matriculados e frequentes da unidade escolar. Diante disso, logo após a veiculação da suspensão da aulas, por meio de uma videochamada, foi discutida uma proposta para atravessar este período de isolamento mantendo um mínimo possível de atividades didático-pedagógicas”, explicou a professora de Matemática, Magna Alves.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Lorena Sodré, 17, destacou a importância das atividades. “Todos os conteúdos que os professores estão passando vêm sendo fundamentais para nós, alunos. Temos como apoio uma plataforma de estudos, um cronograma dividido por área do conhecimento, atividades, vídeoaulas, através do Google Sala de Aula, e também pelo WhatsApp. Estamos sendo preparados para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e eu, como aluna do 3º ano, vejo o esforço de todos os professores para nos disponibilizar materiais que possam enriquecer ainda mais os nossos conhecimentos para essas avaliações”, disse.

Segundo o estudante Arthur Lucas Bueno, líder do Colegiado Escolar e 3º ano do Ensino Médio, o momento é de preparação para as avaliações do fim do ano. “Estas atividades estão sendo muito importantes porque, através de um plano de estudo, estou seguindo um cronograma que está me ajudando muito. Estudo uma disciplina por dia de forma intensiva, assistindo aos videoaulas, fazendo os exercícios e depois estudando”, analisou.

Suspensão das aulas –

Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 (trinta) dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A  redefinição do calendário escolar  está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile