em

SEC disponibiliza mais de 9,5 mil conteúdos digitais que auxiliam na preparação para o ENEM

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, ainda é possível tirar algumas dúvidas sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Para isto, os candidatos podem acessar os mais de 9,5 mil conteúdos digitais educacionais que a Secretaria da Educação […]

Foto: Divulgação

Na contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, ainda é possível tirar algumas dúvidas sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Para isto, os candidatos podem acessar os mais de 9,5 mil conteúdos digitais educacionais que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibiliza no Portal da Educação. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais, que podem ser acessados em qualquer dispositivo conectado à internet.

Elaborados pelos educadores da rede estadual, os conteúdos digitais livres são organizados por disciplinas, área do conhecimento, temas transversais, tipo de mídia, acessibilidade e sites temáticos para uso em sala de aula ou como suporte nos estudos. Também há links para softwares de apoio para produção e colaboração, visando que os educadores participem com produção própria. Na plataforma digital ainda consta uma rede social educacional, denominada Espaço Aberto, na qual professores podem trocar e compartilhar experiências do uso dessas tecnologias.

A partir da apropriação tecnológica, o estudante tem contato a um conteúdo crítico, contextualizado e colaborativo. Além disso, a ação é colaborativa, pois tem como elemento principal a participação de professores da Rede Anísio Teixeira, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da SEC, e os estudantes, como protagonistas. A partir desta concepção, o programa atua por meio de três projetos: Ambiente Educacional Web, TV Anísio Teixeira e Professor Web.

Um dos destaques é a série de TV da Rede Anísio Teixeira, protagonizada por estudantes e professores da rede pública estadual, que pode ser assistida e baixada através do Portal da Educação. Por meio do canal da TV Anísio Teixeira foram produzidos, em sua primeira temporada, nove programas educacionais, além de interprogramas e campanhas educativas.

Também no Portal da Educação estão disponíveis os aulões do projeto ENEM 100% que foram realizados no auditório da SEC com o objetivo de fortalecer as aprendizagens dos estudantes. Os estudantes podem acessar, ainda, os vídeos-aulas do programa do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) – ação estruturante da SEC que garante aos estudantes que moram em áreas remotas da Bahia a conclusão do Ensino Médio. As aulas do EMITEC são transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado, diretamente do IAT.

Workshop de rh do agronegócio do Oeste da Bahia. Foto: Divulgação/Abapa

Abapa promove 2º Workshop de Recursos Humanos do Agronegócio do Oeste da Bahia

Foto: Divulgação

Startup de moda agrega tecnologia nas compras no atacado em Goiás