em de

Estudantes apresentam projetos literários, artísticos e culturais na FLICA 2019

Estudantes apresentam projetos literários, artísticos e culturais na FLICA 2019. Foto: Ilustrativa / Cláudia Oliveira
Foto: Ilustrativa / Cláudia Oliveira

Os estudantes da rede estadual de ensino estão entre as atrações da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que será aberta nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27), em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Durante estes quatro dias, serão apresentados diversos projetos estudantis no Espaço Educar para Transformar implantado na Fundação Hansen. Na programação constam, por exemplo, exposições dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), recitais, Sarau Literomusical e rodas de conversas sobre temas diversos.

Nesta quinta-feira (24), logo na abertura do evento, a partir das 9h, a fanfarra do Colégio Estadual de Cachoeira, desfilará pelas ruas da cidade dando boas-vindas aos convidados.  Em paralelo, na Fundação Hansen, o público já poderá conferir de perto as criações estudantis nas obras expostas com quadros e esculturas do AVE e  dos álbuns do EPA. No mesmo espaço (Auditório Tia Ciata), será realizada, das 9h às 10, uma de conversa sobre o projeto de monitoria estudantil Mais Estudo, por meio do qual os estudantes ajudam os colegas nas aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática. Em paralelo, das 9h às 11h, também na Fundação Hansen (Quintal Mãe Stella de Oxossi), acontecerá o recital das obras do Concurso Festa Literária.

Ainda na quinta-feira, a programação no Espaço Educar para Transformar contemplará, das 14h às 15h, uma roda de conversa Griô (Quintal Mãe Stella de Oxossi) e o Encontro com Líderes de Classe, das 15h às 16h (Auditório Tia Ciata). No mesmo auditório será realizada em seguida, das 16h às 17h, uma roda de conversa sobre o Programa Primeiro Emprego, que beneficia estudantes egressos dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de ensino. A programação do dia na Fundação Hansen será concluída, das 17 às 19h, com o Sarau Literomusical.

A participação dos estudantes no evento também acontecerá em outros espaços. Na Casa do Governador, das 9h às 10h (Sala Dona Dalva), será promovida uma reunião com líderes de classe; das 10h às 11h, acontecerá uma oficina de Dança do projeto Escolas Culturais (Sala Maria Quitéria); das 10h às 12h30, uma oficina Hackathon (Sala Dona Dalva); das 10h às 17h, acontecerá a Ação Acessibilidade (Sala Luiza Bairros) e das 11h às 12h, a roda de conversa: “Meninas na Ciência”, do projeto Ciência na Escola. Ainda na Casa do Governo (Sala Maria Quitéria), das 14h às 15h30, será realizada uma palestra sobre a Salvaguarda da Capoeira na Bahia (Sala Maria Quitéria); e das 14h às 17h30 (Sala Dona Dalva), a oficina Literatura Periférica.



Patrocinador
Loading...
Patrulha mecanizada pavimenta estrada Xingu. Foto: Divulgação

Produtores rurais avançam com a pavimentação de estradas no Oeste da Bahia

Ilustração. Foto: Divulgação

Começa o plantio de soja no oeste da Bahia