em

Produção industrial baiana registrou aumento de 4,9% em fevereiro

O crescimento foi acima da média nacional (-0,2%) e segunda maior taxa entre os estados pesquisados, atrás apenas de Pernambuco (8,8%)

Em fevereiro de 2023, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou aumento de 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado queda em janeiro com taxa de -0,2%.

O crescimento foi acima da média nacional (-0,2%) e segunda maior taxa entre os estados pesquisados, atrás apenas de Pernambuco (8,8%). Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 6,1%.

No período de janeiro a fevereiro de 2023, o setor industrial acumulou taxa negativa de 8,3% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses acumulou taxa positiva de 1,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

Na comparação de fevereiro de 2023 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 6,1%, com seis das 11 atividades pesquisadas assinalando recuo da produção.

O setor Extrativo (-48,4%) registrou a maior contribuição negativa, devido principalmente à queda na produção de óleos brutos de petróleo e gás natural. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Derivados de petróleo (-10,1%), Couro, artigos para viagem e calçados (-12,4%), Borracha e material plástico (-5,3%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-14,5%) e Minerais não metálicos (-2,4%).

Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (7,9%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de leite em pó, manteiga de cacau e carnes de bovinos frescas ou refrigeradas.

Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Metalurgia (9,1%), Bebidas (17,9%), Celulose, papel e produtos de papel (1,9%) e Produtos químicos (0,6%). No acumulado do ano (janeiro a fevereiro de 2023), comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou queda de 8,3%.

Oito dos 11 segmentos contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento de Derivados de petróleo (-13,4%), que registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de óleo diesel e gasolina. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Extrativa (-44,9%), Produtos químicos (-7,8%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-17,5%), Couro, artigos para viagem e calçados (-8,0%), Metalurgia (-2,3%), Minerais não metálicos (-5,4%) e Borracha e material plástico (-0,3%).

Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (9,1%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de leite em pó, manteiga de cacau e resíduos da extração de soja. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Bebidas (15,5%) e Celulose, papel e produtos de papel (3,1%).

No indicador acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 1,2%. Quatro dos 11 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento de Derivados de petróleo (15,1%) que exerceu a principal influência positiva no período.

Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Celulose, papel e produtos de papel (3,9%), Minerais não metálicos (4,6%) e Bebidas (3,2%). Por outro lado, Metalurgia (-31,6%) registrou a maior contribuição negativa.

Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Extrativa (-18,9%), Produtos alimentícios (-5,8%), Produtos químicos (-2,1%), Borracha e material plástico (-4,4%) e Couro, artigos para viagem e calçados (-1,1%).

Acesse o boletim completo.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

A relevância do profissional de SI na tomada de decisões em uma boa gestão empresarial

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Mais 22 municípios da região Nordeste podem receber infraestrutura para 5G