em

Vale a pena terceirizar serviços de TI?

Existem três tipos de terceirização dos serviços de TI: presencial, remoto ou em campo. Continue lendo e saiba mais!

No processo de adaptação ao cenário tecnológico, muitas empresas ficam em dúvida se devem montar a sua própria equipe de Tecnologia da Informação (TI) ou se o melhor seria terceirizar esse serviço. Principalmente porque o trabalho por meio de terceirizadas acaba trazendo muitas dúvidas em relação aos custos e a qualidade do serviço.

Para te ajudar a fazer essa escolha, separamos neste artigo os motivos que levam as empresas a optar pela terceirização de TI e em quais ocasiões esse serviço é indicado. Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Como funciona a terceirização de TI?

A terceirização de TI implica em contratar técnicos especializados por meio de outra empresa, que será a responsável por seus contratos, pagamentos e gestão. É um meio de encontrar talentos sem precisar realizar um processo seletivo.

Existem três tipos de terceirização dos serviços de TI: presencial, remoto ou em campo. A principal diferença entre o atendimento presencial e aquele feito em campo é que no primeiro caso o técnico fica permanentemente na empresa, enquanto no segundo ele faz a visita apenas quando o problema não pode ser resolvido de forma remota.

Também existem três principais serviços de TI que podem ser oferecidos através da terceirização:

  • help desk — suporte rápido para resolver questões simples e que podem ser solucionadas de forma remota;
  • service desk — também se trata de atendimento à distância, mas nesse caso envolve questões mais complexas e que exigem uma análise do profissional;
  • field service — atendimento presencial para resolver, principalmente, problemas de cunho mecânico em computadores.

Por que terceirizar serviços de TI?

De acordo com os serviços oferecidos em uma terceirização de TI, podemos apontar alguns motivos pelos quais aderir a esse modelo é vantajoso. Confira quais são eles abaixo.

Atendimento especializado

Se a sua empresa não faz uso de nenhum tipo de serviço de TI, os funcionários com certeza precisam enfrentar problemas diários quanto a utilização dos hardwares e softwares e talvez não estejam tirando o total proveito das tecnologias.

A terceirização de TI garante o contato com especialistas sem que seja preciso mobilizar processos seletivos. Ter um atendimento especializado faz com que os computadores e programas sejam usados para obter o máximo de benefícios possíveis.

Suporte remoto

Para quem tem poucos problemas relacionados à tecnologia, não faz muito sentido contratar um técnico de TI já que ele teria poucas funções. Optar pela terceirização significa que a empresa receberá auxílio sempre que necessário, mas sem manter um funcionário com baixa demanda. Além disso, o suporte pode ser remoto, o que facilita para quem trabalha em home-office.

Redução de custos

Ao contrário da contratação, em que é necessário pagar auxílios e 13º salário, no regime terceirizado você paga apenas pelo serviço e muitas vezes o preço é calculado de acordo com as horas que o técnico trabalhou. Então, o fato de ser a empresa terceirizada a responsável pela remuneração dos técnicos, leva a uma redução de custo do contratante.

Simplificação de processos

Imagina poder contar com atendimento sempre que necessário, sem realizar contratações, sem precisar de supervisores especializados e outras burocracias? A terceirização de TI é exatamente assim, muito simples. Basta chamar a empresa toda vez que precisar de auxílio e eles resolverão os problemas enquanto os outros setores focam no próprio trabalho.

Por esse motivos, a terceirização de TI vale a pena, principalmente para quem não deseja fazer altos investimentos nesse setor, tem pouca demanda de tecnologia e quer que o serviço seja executado com o máximo de simplicidade. Diga nos comentários se você tem vontade de terceirizar serviços de TI. Se já tiver feito isso, nos conte sobre a sua experiência.

Fernanda Teodoro

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Conheça 4 mitos sobre multas de trânsito que podem prejudicar motoristas

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Como consultar o informe de rendimentos do INSS?