em

Confiança do empresariado baiano avançou em fevereiro

O resultado para fevereiro indica que a confiança avançou tanto em comparação a janeiro desse ano (-191 pontos) quanto em relação a fevereiro de 2022 (-153 pontos)

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -94 pontos em fevereiro numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. 

Esta foi a quarta pontuação abaixo de zero seguida no ICEB, após três meses com resultados positivos, mantendo-se na zona de Pessimismo Moderado

O resultado para fevereiro indica que a confiança avançou tanto em comparação a janeiro desse ano (-191 pontos) quanto em relação a fevereiro de 2022 (-153 pontos). O aumento é de 97 pontos e de 59 pontos, respectivamente. 

A elevação do nível de confiança de janeiro a fevereiro aconteceu de forma generalizada, visto que foi realidade para todas as quatro atividades. No comparativo com o mesmo mês do ano passado, a alta da confiança foi vista em três dos setores (Indústria, Serviços e Comércio). 

Em fevereiro, apenas um dos setores assinalou pontuação superior a zero no mês: a Agropecuária, com 31 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -96 pontos; Serviços, -126 pontos; e Comércio, -44 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Serviços expôs o menor nível de confiança. 

Do conjunto avaliado de temas, os itens créditosituação financeira e juros foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis PIB nacionalexportação e vendas apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês. 

O boletim completo com as análises referentes ao mês de fevereiro pode ser acessado no site da SEI clicando aqui.

(Imagem ilustrativa/Pexels)

Empréstimo consignado: Qual a idade limite para contratação?

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Bahia gerou 3.629 novos postos de trabalho em janeiro de 2023