em

Entenda como funciona a simulação do saque-aniversário

O saldo do FGTS só pode ser movimentado em situações específicas

O Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem se tornado cada vez mais popular em todo o país. 

Esta modalidade permite o acesso parcial ao saldo do fundo, proporcionando aos trabalhadores de carteira assinada uma renda extra e também lhes permitindo usar o dinheiro para qualquer finalidade.

O saldo do FGTS só pode ser movimentado em situações específicas. Por isso, o saque-aniversário tem ganhado cada vez mais adeptos, pois é a única modalidade que permite a retirada dos valores sem uma finalidade específica.

Continue a leitura desse artigo para entender melhor como funciona essa modalidade, suas vantagens e como simular o saque-aniversário do FGTS.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário foi criado em 2019, adequando-se ao perfil de trabalhadores que possuem a preferência por ter acesso a uma parte do seu saldo do FGTS anualmente.

Esta opção permite o saque de uma parcela do FGTS disponível na conta do titular, uma vez ao ano, em seu mês de aniversário, o que justifica o nome da modalidade.

O saque-aniversário é opcional, ao optar por ela, o trabalhador abre mão do saque-rescisão, que é a modalidade automática do saque do Fundo de Garantia.

A alternativa pode ser interessante para o trabalhador que quer ter acesso ao saldo do FGTS ainda trabalhando, sem a necessidade de aguardar pela rescisão do contrato.

Ao optar por esse tipo de saque, o trabalhador recebe a parcela anual do seu saldo FGTS no seu mês de aniversário.

O saldo fica disponível para movimentação durante três meses. Caso não seja retirado, ele retorna à conta do FGTS e só poderá ser retirado no ano seguinte.

O valor da parcela que pode ser retirado depende do saldo disponível na conta do titular. Antes de optar pela modalidade, é possível simular os valores que serão recebidos com a opção. 

Caso deseje trocar a modalidade de saque, isso também pode ser feito sem sair de casa, utilizando o aplicativo do FGTS.

Por que realizar a simulação do saque-aniversário?

A simulação do saque-aniversário tem a finalidade de assegurar que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador não terá surpresas em relação ao valor que irá receber por ano. 

Caso seja escolhida esta alternativa de saque, o trabalhador só poderá retornar ao saque-rescisão após 24 meses

Dessa forma, a simulação pode garantir que o saldo que será depositado seja adequado às necessidades, evitando-se surpresas indesejáveis.

Onde realizar a simulação?

A simulação do saque-aniversário é bem simples e pode ser realizada totalmente online, através do aplicativo do FGTS.

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Abra o aplicativo FGTS, clique em “Entrar no aplicativo” e faça login utilizando CPF e senha cadastrados;
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
  1. Selecione a opção “Saque Aniversário do FGTS”;
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
  1. Clique em “Simular o valor do Saque-aniversário”;
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
  1. Agora é só conferir o valor disponibilizado conforme saldo em conta;
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
  1. Caso deseje optar pela modalidade, leia os termos, selecione o quadrado ao lado de “Li e aceito os termos e condições” e depois “Optar pelo Saque-aniversário”.
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Pronto! Sua modalidade de saque-aniversário está ativa. Agora, é só aguardar o mês de aniversário para receber o primeiro depósito anual. 

Lembrete: Além do saque-aniversário, o app do FGTS permite a consulta de outras oportunidades de saque. Aliás, também é possível acompanhar extratos, saldo e outras informações sobre suas contas do Fundo de Garantia.

Com o poder de escolha de realizar o saque-aniversário, é possível utilizar o saldo do FGTS para emergências, aumentar seu poder de compra, quitar uma dívida, viajar e, até mesmo, investir em um fundo que ofereça maior rentabilidade.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o saque-aniversário, poderá simular e optar pela modalidade, caso se encaixe no seu perfil e suas necessidades no momento.

É verdade que o saque-aniversário vai acabar?

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, estima-se que a partir de março deste ano, não será mais possível realizar novas solicitações de saque-aniversário do FGTS. 

A proposta de acabar com o saque-aniversário ainda não está confirmada e será apresentada e definida na reunião do Conselho Curador do FGTS em 21 de março de 2023.

É válido ressaltar que até a definição do tema, é possível continuar realizando o saque-aniversário normalmente, além de novos empréstimos utilizando o FGTS com garantia, como ocorre com a antecipação do saque aniversário. 

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Imposto de Renda 2023: quem precisa declarar? Entenda as exigências

(Foto: Divulgação/Aiba)

Produção de grãos na Bahia pode alcançar 11,0 milhões de toneladas em 2023