Por que ter uma ferramenta de gestão de vendas? Muitos gestores ainda fazem essa pergunta, e a verdade é que os benefícios são imensuráveis.

Afinal, elas contribuem para que os vendedores tenham mais agilidade no momento de concretizar uma venda ou até mesmo buscar dados de um determinado cliente.

Como resultado, a rotina comercial se torna mais eficiente, e consequentemente há mais vendas e lucro para o seu estabelecimento.

Neste artigo vamos mostrar quais são as 5 ferramentas de gestão de vendas que toda empresa precisa ter para agilizar o seu atendimento ao cliente.

Quais as ferramentas de gestão de vendas mais utilizadas?

Abaixo fizemos uma lista completa com as ferramentas organizacionais mais usadas pelos gestores de pequenas e grandes empresas. Dá só uma conferida!

1 – Sistema ERP

O sistema ERP é uma das ferramentas organizacionais que ajuda bastante a gestão comercial do seu negócio. 

Para quem não sabe, ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning que é um sistema que integra todos os processos da sua empresa através da automação, controle e otimização.

Nesse sentido, não somente a gestão comercial é atendida, como também outros departamentos como o administrativo, financeiro, logística etc.

A intenção é construir um fluxo de informações que aprimore a cadeia produtiva servindo de base para uma melhor tomada de decisões.

2 – Workflow

O Workflow é um tipo de ferramenta de gestão de vendas que integra a comunicação entre vários colaboradores de diferentes áreas para um determinado projeto.

Só para exemplificar, esse sistema ajuda os vendedores a esquematizar o que precisa ser feito para conquistar um cliente, dividindo os processos em estágios onde cada um terá as suas próprias responsabilidades.

Um bom exemplo de ferramenta Workflow é o Trello que inclusive é uma das mais usadas pelas empresas. Além dele, também existem outros softwares bem interessantes.

Vale destacar que a ferramenta torna o trabalho mais colaborativo e ainda por cima contribui para uma ampliação na produtividade da equipe, permitindo a identificação de falhas em todas as etapas do processo.

3 – Business Intelligence (BI) – Ferramenta de gestão de vendas

Outra ferramenta de gestão comercial muito boa é o Business Intelligence (BI). Traduzido ao português ela significa “Inteligência de Negócios”.

Essa é uma metodologia que coleta, reúne e analisa vários dados, sejam eles internos ou externos que são relacionados à sua organização e ao seu próprio negócio.

Uma vez analisados esses dados é possível extrair informações para uma tomada de decisões mais assertiva. Por isso, ele serve como um excelente complemento para a gestão de vendas da sua empresa.

Até porque com os dados coletados você antecipa demandas e problemas e aumenta as vendas. Ele é um verdadeiro braço direito de uma outra ferramenta que veremos a seguir: o software de CRM.

4 – Software de CRM

O CRM de vendas é o mais conhecido da área comercial de uma empresa. Ele é uma ferramenta direcionada à gestão dos clientes do negócio.

Um dos seus pontos positivos é que com ele você acompanha o trabalho dos vendedores, obtém os dados dos clientes em tempo real, sabe exatamente em que parte do funil de vendas eles estão e muito mais.

Há algumas versões gratuitas de CRM no mercado, mas elas possuem uma grande limitação nos recursos que são oferecidos para os seus clientes. Já a versão paga é bem mais completa.

Só para ilustrar, dá para registrar diversos dados e informações, além de gerar relatórios e gráficos em tempo real para ajudar na tomada de decisão. Dentre os dados que podem ser armazenados e acompanhados estão:

  • andamento das vendas;
  • metas dos vendedores;
  • agenda dos vendedores;
  • histórico dos clientes;
  • propostas comerciais;
  • desempenho do time.

Hoje, inclusive, muitas soluções CRM já funcionam em nuvem, possibilitando que os vendedores acessem mais rapidamente a ferramenta através de um dispositivo móvel.

5 – Ferramentas de automatização de marketing

Com o avanço da tecnologia o marketing ganhou muitas ferramentas que contribuem para sua automação. Para citar alguns exemplos podemos falar sobre softwares de disparo de e-mails, redes sociais, sites etc.

Essa automatização do setor de marketing permite que a atração de novos clientes seja feita com menos erros humanos em vários canais. 

O próprio CRM serve como ferramenta de automação do setor, ainda que ele seja mais direcionado para equipes de vendas.

Quando o departamento de marketing e de vendas são automatizados, os resultados obtidos pela empresa são muito maiores, e tanto a atração quanto o fechamento de vendas se tornam muito mais fáceis.

Por que é importante contar com ferramentas de gestão de vendas?

Ter uma ferramenta de gestão de vendas contribui para que sua empresa tenha um conhecimento melhor sobre o seu cliente e com isso melhore a experiência do consumidor.

Assim sendo, as decisões deixam de ser tomadas com base em achismos e passam a ser feitas por meio de interpretação de uma ampla base de dados.

Como consequência, há um aumento na produtividade do time, uma maior integração dos processos, relatórios mais precisos e até um acompanhamento das métricas em tempo real.

Os gestores passam a ter mais propriedade para analisar os pontos fortes e fracos da gestão de vendas e tomam decisões muito mais certeiras.

Atualmente há muitas ofertas de ferramentas no mercado, com várias opções gratuitas, o que as tornam acessíveis até mesmo para as pequenas empresas.

A integração das ferramentas de gestão de vendas

Por fim, vale dizer que é fundamental integrar as ferramentas de gestão de vendas como CRM e ERP, por exemplo. Até porque uma complementa a outra.

Enquanto o CRM foca no sucesso do cliente, o ERP faz a integração com o restante da empresa, garantindo uma cultura organizacional centrada no cliente.

Em suma, as informações coletadas no software CRM se tornam uma grande fonte de dados para a visão dos impactos sobre o seu negócio em geral.

Nesse sentido, as projeções, indicadores e estatísticas são mais bem utilizados pelos gestores, servindo de base para a tomada de decisão.

De modo geral, quanto mais ferramentas de vendas sua empresa utilizar, mais informações relevantes acerca do cliente você terá, maximizando assim os seus resultados.