em

Como e onde acessar o calendário saque-aniversário do FGTS?

Saiba onde acessar o calendário de saque-aniversário do FGTS para não perder o prazo para seu saque anual do Fundo de Garantia

    O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), criado em 1966, é um benefício de Previdência Social destinado ao trabalhador do setor público e privado que tem carteira assinada. 

    O objetivo do FGTS é fornecer aos trabalhadores uma segurança financeira, podendo ser sacado em casos de demissão sem justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, doença grave ou morte, entre outros.

    Este fundo oferece, ainda, o benefício do saque-aniversário, que permite ao trabalhador sacar o saldo do FGTS a cada aniversário. 

    Saiba, a seguir, como consultar o calendário saque-aniversário do FGTS, os critérios para ter direito a essa modalidade e se os valores estão liberados.

    Saiba como consultar o calendário

    O saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS criada pelo governo Jair Bolsonaro (PL), em 2020, para oferecer novas opções de resgate das contas do FGTS.

    Com essa modalidade os trabalhadores podem usar o dinheiro para investir no seu bem-estar e melhorar a sua qualidade de vida, e assim movimentar a economia do país.

    Este saque permite ao trabalhador retirar de 5% a até 50% do seu FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário.

    O percentual varia de acordo com saldo total, entre as contas ativas e inativas do trabalhador.

    O calendário de saque-aniversário do FGTS foi criado a fim de proporcionar aos trabalhadores brasileiros a oportunidade de, anualmente, retirar uma parte de seus depósitos do Fundo de Garantia. 

    Esta modalidade oferece ao titular da conta, sem taxas administrativas, a retirada de até 50% do saldo presente no mês de seu aniversário. 

    Para saber mais informações sobre o calendário, o trabalhador pode acessar a página oficial do FGTS no site da Caixa Econômica Federal ou procurar por uma agência mais próxima.

    Também é possível que os usuários façam a consulta diretamente no celular, pelo aplicativo FGTS, seguindo o passo a passo abaixo:

    1. Baixe e acesse o aplicativo do FGTS;
    2. Clique na opção “Saque-Aniversário”;
    3. Em seguida na opção “Modalidade de saque-aniversário”;
    4. Nesta tela você verá a data prevista para a liberação de seu saque-aniversário.

    Como saber se o saque-aniversário já está liberado?

    Para saber se o saque-aniversário já está liberado, o trabalhador deve acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo Caixa Trabalhador. 

    Contudo, é possível verificar qual o percentual de saque ao qual o trabalhador tem direito, o qual varia de acordo com seu saldo total disponível e a data em que o saque será liberado. 

    Em suma, o saque-aniversário é liberado no primeiro dia útil do mês de aniversário do beneficiário, mas pode ser verificado também no aplicativo FGTS.

    Para se beneficiar desta modalidade, é importante que o trabalhador mantenha seus dados atualizados no aplicativo FGTS, tais como a conta bancária correta e em sua titularidade.

    Onde acompanhar a liberação do saque-aniversário?

    Neste momento, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS para verificar se possui direito ao saque-aniversário e, caso positivo, realizar o pedido. 

    Nele é possível acompanhar o processo, indicar uma conta de sua titularidade para recebimento (de qualquer banco) e conhecer a data exata do depósito. 

    Ao fazer o pedido, ele recebe uma notificação com todas as informações e é recomendável que sejam conferidos todos os dados antes de finalizar. 

    Quando confirmado, o saque-aniversário é liberado automaticamente na conta indicada.

    Possibilitando ao trabalhador usufruir das facilidades do aplicativo e garantir o direito de receber o saque-aniversário.

    Agora que você já sabe como conferir as datas de liberação do seu saque-aniversário, não perca a oportunidade de receber o benefício de seu FGTS para realizar seus planos.

    Aline Silva

    Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

    Governador Jerônimo Rodrigues acompanha o embarque de policiais militares baianos que reforçarão a segurança em Brasília (Foto: Manu Dias/GOVBA)

    Governo da Bahia envia 70 policiais militares para reforçar a segurança no Distrito Federal

    (Imagem ilustrativa/Freepik)

    Meu filho foi reprovado. E agora?