em

Tudo o que você precisa saber sobre empréstimos pessoais online

Descubra como fazer o seu empréstimo pessoal online em apenas alguns passos simples, de forma segura e com as melhores condições de pagamento!

O empréstimo pessoal online é a melhor opção para quem tem certa urgência e precisa que o dinheiro seja liberado de forma rápida e sem burocracia.

No entanto, é preciso que algumas precauções sejam tomadas para que a contratação seja feita de forma segura e eficaz.

Neste artigo, explicaremos como funciona o empréstimo pessoal online e te ajudaremos a entender o que fazer para escolher a melhor alternativa. Continue a leitura!

Como funcionam os empréstimos pessoais realizados online?

A contratação de empréstimo pessoal online é um processo relativamente menos burocrático e mais rápido em relação à contratação feita de forma presencial, e se tornou uma das modalidades mais utilizadas ultimamente.

Com a inserção de diversas empresas no digital, os clientes ganharam muitas opções para fazer comparações com mais praticidade e decidir qual é a melhor alternativa para seu momento financeiro.

O processo de contratação começa quando, após achar a opção mais vantajosa, o cliente preenche a solicitação, informando todos os dados necessários para a instituição financeira.

Vale ressaltar que as informações devem ser repassadas de forma honesta e com muita precisão, para que não haja contratempo durante a solicitação.

A instituição financeira então avalia o pedido para saber se o solicitante é elegível para o empréstimo e também faz a análise de crédito para determinar o valor a ser liberado.

Feito isso, se o pedido for aceito, a instituição fornecerá ao solicitante as informações necessárias para completar o processo. 

O solicitante então assinará os documentos necessários e os enviará de volta à instituição financeira. 

Uma vez processado, a instituição financeira depositará o dinheiro diretamente na conta bancária informada pelo solicitante. 

O pagamento do empréstimo deverá ser feito em parcelas mensais, com juros, de acordo com as condições acordadas entre o cliente e a instituição.

Quais são as taxas de juros e limites?

Diferentemente do empréstimo consignado, modalidade em que o limite do salário destinado ao uso com empréstimos é determinado por lei, para o empréstimo pessoal não há regra específica.

O valor concedido por cada instituição financeira será de acordo com a análise de crédito e com o perfil do cliente.

Da mesma forma acontece com a porcentagem da taxa de juros. Já que não há uma regra que determine a limitação dos juros, as instituições financeiras são livres para cobrar as taxas do empréstimo pessoal.

Como escolher a melhor alternativa para você?

Ao decidir contratar um empréstimo pessoal, é muito importante analisar e comparar as condições oferecidas pelas instituições financeiras, assim como a reputação de cada uma.

Além de comparar as taxas de juros, verifique se há alguma taxa administrativa e fique atento à tarifa CET, que considera o valor total do empréstimo.

Certifique-se de que as condições de pagamento do empréstimo sejam adequadas para sua situação financeira. 

Por último, mas não menos importante, leia atentamente cada uma das cláusulas do contrato, para ter certeza de que todas as informações repassadas durante a negociação são as mesmas registradas no documento.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como realizar um empréstimo pessoal online?

A forma de contratação de empréstimo pessoal online pode variar em algumas etapas de uma instituição para a outra. Mas no geral, o passo a passo é o seguinte:

  1. Escolha algumas instituições financeiras;
  2. Faça simulações e avalie as condições de pagamento;
  3. Feito isso, informe todos os dados necessários para realizar seu cadastro;
  4. No site ou aplicativo da instituição, preencha todas as etapas para solicitação do crédito;
  5. Aguarde a análise do pedido de empréstimo, que geralmente é feita em alguns minutos;
  6. Se o seu pedido for aprovado, a instituição financeira vai lhe enviar um contrato para assinatura.
  7. Assine o contrato conforme as instruções da instituição;
  8. Aguarde a liberação do empréstimo pela instituição financeira e realize o saque.

Esperamos que você tenha conseguido compreender todas as informações necessárias para realizar um empréstimo pessoal online de forma segura, confiável e com os melhores resultados possíveis.

Aline Silva

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Confira as profissões que estarão em alta em 2023

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Tipos de manutenções e os sinais de que o seu carro precisa de um mecânico