Empreender no Brasil é um desafio, mas também uma grande oportunidade. Apesar de existirem diversas dificuldades em operar um negócio em território nacional, há também muitas oportunidades lucrativas para quem está disposto a encarar esse desafio. 

Neste artigo, vamos falar sobre 4 principais dificuldades de empreender no Brasil. Fique atento e saiba como driblá-las!

Como está o mercado para empreender no Brasil?

Apesar de as condições de empreender no Brasil ainda serem desafiadoras, o cenário está mudando rapidamente. A pandemia trouxe uma série de incertezas para o mercado, mas também abriu diversas oportunidades para empreendedores.

Com a retomada da economia após a grande crise financeira que a pandemia trouxe, o número de negócios criados no Brasil cresceu absurdamente. Estimulado por fatores como as demissões em massa que ocorreram entre 2020 e 2021 e necessidade de recomposição de renda, por exemplo.

Dentro desse contexto, os MEIs (Microempreendedores individuais) foram os que se destacaram em meio à crise. A simplicidade e o baixo custo de abertura desse tipo de empreendimento, também ajudou a impulsionar os negócios no Brasil.

Só em 2020, foram abertas, segundo o Portal do Empreendedor, 3,36 milhões de novas empresas em todo o país. E esse número representa um recorde de negócios em funcionamento no Brasil nesse mesmo ano. E esses números estão aumentando cada vez mais conforme a pandemia vai ficando para trás e a economia vai se recuperando, mesmo que lentamente.

Oportunidades lucrativas para empreender no Brasil

Embora empreender no Brasil seja uma tarefa desafiadora, não dá para negar que existem diversas oportunidades lucrativas em território nacional. Conforme falamos anteriormente, os MEIs se destacaram em meio à crise, mas também empreendimentos maiores se beneficiaram das oportunidades abertas pela pandemia.

Alguns setores foram fortemente impactados pelo cenário da pandemia, como os serviços de entrega em domicílio, por exemplo, que foram grandes beneficiários do momento e ainda continuam em alta.

Outras áreas que se destacaram em meio a pandemia e podem ser boas opções para empreender no Brasil são:

  • as de tecnologia da informação;
  • empreendimentos digitais em geral (incluindo e-commerce);
  • empresas de consultoria em todas as áreas;
  • mercado pet, focando na venda dos produtos para cães e gatos;
  • alimentação saudável;

Isso já que uma boa parte da população começou a cuidar mais da saúde.

4 principais dificuldades de empreender no Brasil

Conheça agora os principais desafios que você terá que encarar para empreender em território nacional, principalmente agora que já falamos sobre o cenário atual e as oportunidades disponíveis em empreender no Brasil. 

#1 Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é sem dúvidas um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores. Contratar, treinar e reter talentos são tarefas que exigem dedicação, paciência, habilidade e também recursos financeiros.

A legislação trabalhista brasileira acaba também atrapalhando a vida de quem quer empreender. Uma vez que apresenta diversos direitos e deveres que precisam ser devidamente cumpridos para que tudo esteja em ordem legalmente.

A qualificação profissional fica ainda mais relevante e nesse contexto os profissionais que querem se destacar no mercado precisam apostar em um business school e cursos extracurriculares. Isso tanto no que diz respeito às hard skills, como também as soft skills.

#2 Inovação

Criar um produto ou serviço inovador certamente é um grande desafio para qualquer empreendedor. Porém, a inovação é essencial para que o empreendimento consiga se destacar no mercado.

É importante estar sempre atento às tendências do mercado e investir em pesquisas para desenvolver produtos e serviços que sejam realmente atrativos para os consumidores. Uma boa estratégia é também investir em pesquisas de mercado, ouvindo os clientes e entendendo as suas necessidades reais. 

Assim, o empreendedor consegue desenvolver soluções que estejam de acordo com as expectativas do seu público.

Veja também: Sebrae: mulheres adotaram mais inovações em suas empresas.

#3 Burocracia para as empresas

Um ponto alto para os desafios de empreender no Brasil é a burocracia para as empresas. A complexidade do sistema tributário brasileiro e todos os direitos, obrigações e encargos trabalhistas apresentam alguns entraves para quem quer empreender.

Entender o que a lei exige e se comprometer com as obrigações fiscais é essencial para evitar problemas futuros com órgãos do governo. Além disso, existem diversos tipos de licenciamentos e autorizações, dependendo do ramo de atividade da empresa. E eles precisam ser obtidos para que o empreendimento possa funcionar legalmente.

Os MEIs conseguem ter menos complicações nessa parte por conta de um sistema simplificado de tributação, mas é importante estar ciente dos seus direitos e deveres para não ter problemas futuros e também evitar erros na administração financeira da sua empresa.

#4 Alta concorrência

Por fim, a concorrência cada vez mais acirrada é um dos principais desafios para quem quer empreender no Brasil. Com o aumento da facilidade de abertura de empresas e o cenário atual, muitas pessoas estão sendo lançadas do mercado a cada dia, o que de fato dificulta a vida dos empreendedores.

Nesse contexto, é importante estar sempre atento às tendências que estão surgindo. Para a partir delas, criar estratégias de mercado para se destacar da concorrência e realmente conquistar a confiança dos clientes. 

Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado, uma boa estratégia de branding e também proporcionando uma excelente experiência de compra e atendimento ao cliente. Investir em inovação também é essencial para conquistar o público-alvo e gerar mais resultados, principalmente com um produto ou serviço que de fato ajude as pessoas a solucionarem as suas dores.

No geral, iniciar um negócio no Brasil pode ser desafiador, mas definitivamente não é impossível. Existem muitos obstáculos a serem superados, mas se você estiver determinado e disposto a trabalhar duro, poderá alcançar o sucesso.

Mantenha-se atualizado com as últimas tendências, ouça as necessidades de seus clientes e utilize isso para criar estratégias inovadoras para se diferenciar da concorrência. Estando assim no caminho certo para o sucesso empresarial.

Então não desista agora – continue lutando pelos seus sonhos!

Gostou desse conteúdo? Veja também: 8 ideias de negócios lucrativos em cidades pequenas.

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora