em

Como fazer a venda de alimentos e bebidas no e-commerce?

Neste artigo falaremos sobre alguns desses passos. Continue lendo e confira!

Os alimentos e bebidas estão entre os produtos que mais crescem nas vendas pelo e-commerce. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão cada vez mais habituadas a comprar esses produtos pela internet. Além disso, o potencial de compra desses itens é bastante alto.

Por isso, se você quer vender alimentos e bebidas pelo e-commerce, é importante seguir alguns passos fundamentais para ter sucesso nessa empreitada. Neste artigo falaremos sobre alguns desses passos. 

Acompanhe!

Vendas de alimentos e bebidas crescem no e-commerce

O mercado de alimentos e bebidas está em franca expansão no Brasil. Segundo o levantamento Webshoppers 45, da NielsenIQ|Ebit, o e-commerce teve um faturamento aproximado de R$ 182,7 bilhões em 2021, representando um aumento de 27% quando comparado ao ano de 2020. 

Dentro dessa perspectiva, a venda de alimentos e bebidas tiveram um aumento de 107% em relação ao ano anterior. Isso mostra que o mercado de alimentos e bebidas cresceu muito no e-commerce durante a pandemia, uma vez que as pessoas estão cada vez mais comprando esses produtos pela internet.

Esse é um mercado com muito potencial para quem deseja vender alimentos e bebidas pelo e-commerce, afinal, existe uma demanda crescente por esses produtos e, além disso, o faturamento nesse setor é bastante alto.

Potencial de compra de alimentos e bebidas no e-commerce

Com a pandemia do coronavírus, o número de pessoas realizando compras pela internet cresceu consideravelmente por conta das mudanças de comportamento dos consumidores, aumento dos novos usuários e pela facilidade de acesso às compras online através dos Smartphones.

Como também vimos, o faturamento dessa categoria só tende a aumentar, já que até quem não comprava nada pela internet adotou esse canal de compra. Diante deste cenário, vender alimentos e bebidas pela internet se tornou uma ótima oportunidade de negócio.

Afinal, além de ser um mercado em constante crescimento, a venda de alimentos e bebidas online também traz diversas vantagens, principalmente para quem quer montar um e-commerce nesse segmento.

Como fazer a venda de alimentos e bebidas no e-commerce

Agora que já vimos algumas informações importantes sobre o mercado de alimentos e bebidas no e-commerce, chegou a hora de aprender como fazer a venda desses produtos pela internet. Para isso, é importante seguir alguns passos fundamentais, como:

#1 Defina o segmento que irá vender

O primeiro passo para quem quer vender alimentos e bebidas no e-commerce é definir o segmento de produtos que irá vender. Isso é importante para que você possa escolher os fornecedores certos e montar um estoque adequado para atender às demandas do seu público-alvo.

Além disso, ao definir o segmento, você também conseguirá focar suas ações de marketing e divulgação de forma mais eficiente, o que irá aumentar as suas chances de alcançar o sucesso com o seu e-commerce.

Conheça algumas opções do ramo alimentício: franquias de sorvete; doces artesanais; marmitas fitness congeladas; comidas veganas e vegetarianas; produtos gourmet; alimentos orgânicos e naturais; e outros.

Para o ramo de bebidas, algumas ideias são: franquia de chá; açaí e smoothies; sucos naturais; cafeteria; cervejaria artesanal, entre outros. Como você pode ver, existem diversas possibilidades para quem quer vender alimentos e bebidas pelo e-commerce.

Portanto, é importante que você escolha o segmento que melhor se adequa às suas necessidades e ao perfil do seu público-alvo.

#2 Tenha um ambiente adequado para estocar os produtos

Outro ponto importante para quem quer vender alimentos e bebidas pelo e-commerce é ter um ambiente adequado para estocar os produtos. Isso porque existem regras sanitárias que devem ser seguidas à risca para garantir a qualidade dos produtos e saúde dos consumidores.

Por isso, é importante que o local onde os alimentos e bebidas serão armazenados seja limpo, arejado e mantido em boas condições higiênico-sanitárias. Além disso, é importante que o ambiente seja refrigerado, caso contrário, os alimentos podem estragar e causar danos à saúde dos consumidores.

#3 Escolha os meios de entrega

Selecionar o meio de entrega adequado é essencial para o seu negócio. Isso porque, além de garantir a chegada dos produtos em perfeitas condições, é importante escolher um meio de entrega que seja rápido e prático para o seu cliente.

Uma das opções mais utilizadas atualmente é o delivery, que consiste na entrega dos produtos por conta própria, pelos correios ou por transportadoras especializadas. Outra opção é o retirar na loja, que permite ao cliente comprar via site ou aplicativo e escolher a opção de retirada na loja no momento da compra.

#4 Foque na apresentação e divulgação dos produtos

A apresentação dos produtos é um ponto fundamental para vender alimentos e bebidas pelo e-commerce. Isso porque, além de ser o primeiro contato do cliente com os seus produtos, a apresentação também influencia diretamente na decisão de compra.

Por isso, é importante investir em uma boa apresentação dos alimentos e bebidas, com fotos e descrições que chamem a atenção do cliente e o incentivem a comprar. Faça boas fotos dos seus produtos e compartilhe nas redes sociais. Tenha uma estratégia de cross mídia e apresente de forma linear em todas as plataformas. 

Por exemplo, crie um conteúdo de blog com receitas para café da manhã e compartilhe a foto do prato pronto no Instagram.

#5 Tenha boas embalagens

Por fim, mas não menos importante, é preciso investir em boas embalagens para os alimentos e bebidas. Visto que as embalagens são responsáveis por garantir a qualidade dos produtos durante o transporte e também funcionam como um diferencial na hora da compra.

As embalagens de alimentos e bebidas precisam ser seguras, higiênicas e resistentes para garantir que os produtos cheguem ao destino em perfeitas condições. Além disso, as embalagens também precisam ser atrativas e funcionais para chamar a atenção do cliente.

Por isso, invista em boas embalagens e garanta a qualidade dos seus produtos. Com essas dicas, você está mais preparado para vender alimentos e bebidas pelo e-commerce. Lembre-se sempre de investir em um ambiente adequado para estocar os produtos, escolher os meios de entrega adequados e investir em uma boa apresentação dos alimentos e bebidas.

Além disso, não se esqueça de investir em boas embalagens para garantir a qualidade dos produtos e satisfação dos seus clientes. Boa sorte!

Aproveite e veja também: Abrir um e-commerce: o que é necessário para se planejar?

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Foliculite agride a pele de ambos os sexos; saiba como tratar

(Foto: Divulgação)

Custo de obra: Como calcular?