em

Vale a pena antecipar o décimo terceiro salário para dívidas ou compras?

Os bancos costumam ofertar a antecipação do 13º para seus correntistas e para aposentados e pensionistas

O décimo terceiro salário é um direito dos trabalhadores de carteira assinada, instituído na Lei 4.090/62, que garante ao trabalhador uma gratificação no mês de dezembro.

Com isso, todos os anos muitos trabalhadores adiantam o décimo terceiro quando tiram  férias do trabalho ou mesmo com os bancos, seja para ter um dinheiro a mais ou pagar dívidas.

Mas será que vale a pena a antecipação do 13º?

Como funciona a antecipação do 13º?

Os bancos costumam ofertar a antecipação do 13º para seus correntistas e para aposentados e pensionistas.

Muitos optam por essa antecipação para utilizar o dinheiro da gratificação de fim de ano para pagar dívidas ou fazer compras.

Assim, a antecipação do décimo terceiro salário é um tipo de empréstimo, ou seja, você paga uma porcentagem de juros para ter acesso a esse dinheiro antes do tempo.

Vale a pena contratar essa antecipação?

Quando a antecipação for realizada em um banco, como uma modalidade de empréstimo, é preciso avaliar se vale a pena.

O coordenador da graduação em Tecnologia de Gestão Financeira do Senac EAD, Alexandre Santos, explica que:

“O ideal é poupar, investir, receber juros e aí sim consumir. Mas a antecipação pode valer a pena se essa dívida realmente está impactando o orçamento familiar.”

Nesse caso, é preciso considerar que o empréstimo consignado ou a antecipação do 13º, têm taxas de juros por volta de 3%, mais baixas em comparação com outras taxas de crédito.

Alexandre Santos, também reforça: 

“No caso de uma compra, o consumidor deve se fazer a seguinte pergunta: é preciso fazer essa compra nesse momento?’ Se sim, quem não tem os recursos no momento pode recorrer aos bancos. Alternativas com taxas de juros atrativas são a antecipação do 13º ou empréstimo consignado”

Para quem já possui um empréstimo consignado, é mais vantajoso realizar a portabilidade de consignado para um banco com taxa de juros mais baixa, que pode inclusive garantir um troco em dinheiro.
Nesse caso, entenda melhor o que é portabilidade e como funciona, ao invés de contratar um novo empréstimo por antecipação do décimo terceiro salário.

Luis W.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como entender o que são holdings pode ajudar nos seus investimentos?

(Foto: iStock)

Estoque de empregos na Bahia ampliou 8,1% em 2021